Exposição 'Raízes' patente no CCV Floresta até ao fim do ano
A exposição de Tapeçaria contemporânea ‘Raízes’, da autoria da artista plástica Helena Fernandes, estará patente no Centro Ciência Viva da Floresta até ao dia 31 de dezembro, com entrada gratuita.
Helena Fernandes refere-se a esta exposição como o resultado das práticas e hábitos do seu dia-a-dia: “a tapeçaria está relacionada com aquilo que vejo à minha volta, no Sobral Fernando e na Serra das Talhadas, com todas as cores que vou observando”. Para a artista a tapeçaria não é algo novo, afirmando mesmo tratar-se de algo que faz desde sempre como “forma de realização a nível pessoal”.
Neste sentido, como corrobora Helena Fernandes, a paisagem que a rodeia todos os dias foi a premissa que lhe permitiu construir todo este trabalho e projeto agora em exposição no CCV Floresta. “Nas minhas caminhadas vou olhando e ‘roubando’ as imagens à minha volta, que depois originam a construção das peças”, explica. A nível pessoal a artista plástica não esconde o sentimento que nutre pela região onde nasceu e vive ainda aos 70 anos de idade: “eu sou natureza e pertenço ao Sobral Fernando. Quem viveu aqui sente tudo isto, até a minha própria casa, o meu palheiro, vejo como um verdadeiro quadro vivo”.
Nesta exposição, predominantemente inspirada na natureza, podem encontrar-se representações de percursos, serras e rios da Beira Baixa, bem como de todos os diferentes elementos naturais que a compõem, como os rosmaninhos, as giestas, as estevas e os diversos tipos de rochas.