“BUSSACO CLASSICAL FEST” – Realiza-se a 29 e 30 de Julho
A primeira edição do Bussaco Classical Fest – Festival de Canto Lírico realiza-se dias 29 e 30 de julho no cenário natural do Lago do Luso. Este festival, inédito no concelho, conta com a chancela da Orquestra Clássica do Centro e tem entradas gratuitas.
É junto ao Lago do Luso que será montado o palco deste festival lírico, funcionando o parque natural como anfiteatro para o público. Num cenário magnífico, ouvir-se-ão as sonoridades características de uma orquestra e do canto lírico. No primeiro dia atua a Orquestra Clássica do
Centro em todo o seu esplendor, sob a orientação do maestro Sergio Alapont e com o acompanhamento de Pedro Carvalho, ao violino, e do tenor Xuenan Liu.
No sábado, dia 30 de julho, o espetáculo será do Ensemble de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, acompanhado do tenor Xuenan Liu e da soprano Rebeca Pieri.
“Este festival pretende, a partir da sua primeira edição, ocupar um espaço importante na oferta cultural do Município e da região. Tem subjacente uma motivação dupla: promover a música clássica e lírica, enquanto produto cultural intemporal e de excelência, valorizando, dessa forma, o nosso território, em concreto a estância termal Luso, dotando-a de novos motivos de interesse”, explica Gil Ferreira.
“Ao enveredarmos por um festival que foge àquele que é o mainstream dos festivais de música, apostamos não em segmentos que já se encontram razoavelmente satisfeitos, mas num evento distintivo, sofisticado e de excelência, que queremos associado ao nosso Município, e em concreto ao Luso/Bussaco”, sublinha o vereador da Cultura.
“O nosso objetivo é potenciar todas as nossas forças e riquezas. Ao casarmos a música clássica com o Luso estamos a atrair novos públicos, novos visitantes e a potenciar a economia local. É isso que temos procurado fazer com toda a nossa política cultural: oferecer diversidade a quem vive no município e acrescentar motivos de atração a quem é de fora. E esta nossa política cultural tem-se verificado nos espetáculos realizados nas freguesias, no Cineteatro Messias, nos mercadinhos, na Feira de Artesanato, no festival da juventude 231 Fest ou, agora, com esta proposta diferenciada de música clássica e lírica”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.