Companhia Vol’e Temps apresenta espetáculo DistanS em Olhão
É já no próximo dia 9 de Outubro, às 16h00, que o Auditório Municipal de Olhão (AMO) acolhe mais um espectáculo integrado no Central Artes, projecto de programação cultural em rede que decorre nos cinco municípios do Algarve Central, entre eles Olhão, desde 2020. Trata-se de DistanS, pela Companhia Vol’e Temps. Em complemento, realizam-se dois workshops, para os quais os interessados devem inscrever-se atempadamente.
Um pacto, um código secreto, uma cápsula do tempo, uma promessa... 20 anos depois, no mesmo lugar, à mesma hora. A velha casa na árvore onde dois amigos compartilhavam as suas tardes entre jogos, risos, fantasias e cumplicidades. É nesta viagem pelas emoções e pelas memórias do passado que DistanS nos vai guiar. O tempo passa e a distância é inevitável, mas não significa necessariamente esquecer. Como dizia a música, 20 anos não é nada... E dois personagens encontraram uma maneira de ficar juntos na distância, mesmo que a vida os leve por caminhos diferentes.
Nesse mesmo dia 9 de Outubro, mas logo pela manhã, entre as 10h00 e as 12h00, realiza-se o workshop “Introdução às várias disciplinas circenses”, destinado a crianças a partir dos três anos, no jardim exterior do AMO. Aqui serão abordadas as disciplinas de malabarismo, acrobacia, rolamento acrobático, balance ball, roll ball e corda bamba ou slackline.
DistanS é um espectáculo que fala da amizade, das memórias que permanecem vivas nos nossos corações apesar dos anos. Fala da fragilidade do ser humano, da ruptura, da solidão e do amor, capazes de regenerar e reconstruir as nossas relações com os outros.
No palco do AMO, na tarde de 9 de Outubro, poderemos assistir a “uma viagem pelas emoções num espaço visual e sonoro que envolve o circo acrobático, o teatro gestual, um espectáculo orgânico, sensível e divertido”. Com este espectáculo, a Companhia Vol’e Temps mergulha nas emoções que o risco das disciplinas circenses e da actuação teatral são capazes de gerar. Poses acrobáticas, acrobacias dinâmicas, corda bamba, malabarismo musical, música ao vivo, barra fixa, teatro gestual, são as ferramentas que, apoiadas na dramaturgia, compõem uma história próxima e emocionante capaz de mover todos os públicos e transmitir valores necessários para uma sociedade actual.