Vila do Porto alerta e sensibiliza a comunidade para a problemática do lixo na orla costeira
O Município de Vila do Porto, atento à problemática do lixo na orla costeira, colocou duas estruturas em forma de peixe para depósito de lixo marinho nas zonas balneares de Anjos e Praia Formosa.
As duas estruturas de rede metálica em forma de peixe foram desenvolvidas pelos serviços municipais (Gabinete de Ambiente e Oficina e Parque de Máquinas) e visam alertar e sensibilizar a comunidade, para a problemática do lixo marinho, sobretudo o plástico.
A Organização das Nações Unidas reporta, quanto às estimativas de plástico em 2050,que haverá mais plástico do que peixe nos Oceanos, previsão à qual o município alega não conseguir ficar indiferente.
Com o mote “De Volta ao Mar com a Atitude de Mudar”, esta atividade de educação ambiental, enquadra-se no Programa Bandeira Azul 2020, e surge na sequência da ação de limpeza da orla costeira dos Anjos intitulada “Por uma Costa mais Bela!”, promovida em edições anteriores, pelo Município de Vila do Porto em parceria com a Associação Escravos da Cadeínha.
Em 2020, devido ao contexto da pandemia pelo novo coronavírus, levou a que o Munícipio de Vila do Porto realizasse a actividade de forma diferente, no entanto, toda a comunidade é convidada a fazer parte desta iniciativa, individualmente ou em contexto familiar, colaborando na recolha de resíduos da orla costeira, depositando-os nas respetivas estruturas devidamente identificadas, impedindo assim que os mesmos vão para o mar.
Estes resíduos serão devidamente recolhidos pelo Município de Vila do Porto, o qual irá promover a identificação, quantificação e o encaminhamento dos resíduos para destino final adequado.