Festival “Correntes” promove a canção e o fado de Coimbra

Festival “Correntes” promove a canção e o fado de Coimbra

A quarta edição do festival “Correntes de um só rio – Encontro do Fado, da Canção, da Música e das Guitarras de Coimbra” arranca no próximo dia 1 de Outubro e conta com uma vasta programação até dia 10 desse mês. Um evento promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que reúne mais de uma dezena de iniciativas, tais como concertos, tertúlias e exposições no equipamento municipal Convento São Francisco. Será possível assistir, por exemplo, a Cuca Roseta e Catarina Moura em palco com os violinistas Manuel Rocha e Orlando Noronha, a Rui Pato e António Ataíde a recordarem as canções de Zeca Afonso ou a apresentação dos novos álbuns de João Farinha e de Bernardo Moreira. Um festival dedicado à canção e ao fado de Coimbra, que já faz parte integrante do panorama cultural da cidade.

É o quarto ano consecutivo que a CM Coimbra realiza o festival “Correntes de um só rio”, dedicado ao Fado, à Canção, à Música e às Guitarras de Coimbra. O evento começa no dia 1 de Outubro, como habitualmente com a Serenata Património, que este ano junta dois rios, Mondego-Mandovi. Trata-se de um filme-espectáculo que leva ao palco dois virtuosos violinistas de Coimbra e de Goa, Manuel Rocha e Orlando de Noronha, que contam as histórias destes dois rios que, os portugueses, na época dos Descobrimentos, tornaram num só. Cuca Roseta e Catarina Moura dão voz ao mar que os une, através das toadas de um lado e de outro mundo português. 

O programa desta quarta edição integra propostas inéditas e variadas que vão além da música. Espectáculos para crianças e famílias, uma exposição/instalação denominada KAPUA WAIATA - Variações sobre a Guitarra de Coimbra e tertúlias, são alguns dos eventos que poderão ser apreciados até ao próximo dia 10 de Outubro. Consta ainda no programa a actuação de Rui Pato e António Ataíde a recordarem as canções de Zeca Afonso no dia 2 de Setembro, João Farinha a apresentar “Tempo sem Sombras” no dia 5 e Bernardo Moreira a apresentar o seu novo disco “Entre Paredes” no dia 9 de Outubro. A V Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra está marcada para dia 7, pelas 21h30, no Grande Auditório do Convento São Francisco.

Um festival criado pela Câmara Municipal há quatro anos, que visa promover e valorizar o fado e a canção de Coimbra e contou, desde o início, com a entusiasta colaboração de numerosos músicos e artistas da cidade e também de artistas que, inspirados pela tradição musical Coimbrã, definiram os seus percursos ligados a esta arte. No momento em que a cidade prepara a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, pretende-se, pois, de olhos postos no futuro, dar relevância às matrizes que melhor definem a identidade da cidade, e, das quais, o fado e a canção de Coimbra são exemplo excepcional.

Uma edição que ainda irá decorrer em contexto de pandemia, à semelhança da edição anterior, pelo que a organização assegurou o cumprimento rigoroso de todas orientações das autoridades de saúde. É, pois, obrigatório o uso de máscara, a entrada será interdita após o início do evento, o espaço estará sinalizado e será respeitado o distanciamento físico e todas as indicações dos assistentes do recinto.

A aquisição e reserva de bilhetes deve ser efectuada junto da Bilheteira do Convento São Francisco, presencialmente ou através do contacto 239 857 191, entre as 15h00 e as 20h00, ou ainda através do email bilheteira@coimbra.pt. Estas e outras informações podem também ser consultadas no website do Convento, em www.coimbraconvento.pt.