"Serenidade" na Sala de Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada

"Serenidade" na Sala de Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada

A Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura (CMC) de Ponta Delgada vai acolher, de 11 de Março a 7 de Abril, a exposição intitulada SERENIDADE, da autoria da artista Natacha Zagoruy, que é natural da Ucrânia e vive em São Miguel há 16 anos.

SERENIDADE, segundo a artista, retrata “a vida está em desenvolvimento constante, movimento, mudança… E não há nada permanente na vida, exceto uma constante mudança”.

“De coração para coração. De uma estação para outra estação. Do dia para a noite. Do minuto até a hora. De um ano para outro. Depois da primavera de 2020 mudou tudo e por completo…” - sublinha  Natacha Zagoruy no catálogo da mostra.

Segundo a artista, “os nossos sentimentos, pensamentos, emoções, decisões e situações. Nasceu a minha meditação artística, com telas, pincéis, ideias e corações. Sensibilidade e visões. É uma serenidade. Tranquila. Profunda. Colorida. Diversa. Única”.

Natacha Zagoruy nasceu em Iziaslav, Ucrânia, e vive em São Miguel há 16 anos. Apaixonada pela ilha, adora estar perto da natureza apreciando o silêncio, o vento, o sol, a chuva e o Oceano Atlântico.

Cedo revelou gosto pela criação ligada à estética e a tudo o que era diferente de tudo o resto. Telas, pincéis e tintas estiveram sempre presentes na sua casa, despertando desde logo a sua sensibilidade artística. Durante a sua juventude, foi fazendo alguns desenhos, mas mais recentemente começou a combinar diferentes materiais e técnicas nos seus trabalhos, tais como tinta acrílica, pasta de modelar acrílica, acrílico, óleo sobre tela e acrílico sobre tela.

Em 2020, quando a pandemia começou em Portugal, criou pinturas de forma regular, levando a que desenvolvesse determinadas técnicas. A pintura acabou por funcionar como terapia – arte-terapia – o que ajudou a ultrapassar o período desconhecido que se vivia.

Natacha Zagoruy é uma pintora autodidata, mas fez formações online de pintura acrílica e de óleo.

Tem um gosto particular por partilhar os seus trabalhos com a família e amigos e foi assim que, em outubro de 2021, fez a primeira exposição no Solmar Avenida Center intitulada Arte com Boas Vibrações.

Para a artista, a pintura é algo nosso, muito íntimo e interior. É uma meditação gratificante e feliz.