Festival Internacional de Música CONVIMUS reúne mais de uma centena de artistas de 20 países

Festival Internacional de Música CONVIMUS reúne mais de uma centena de artistas de 20 países
Foto: DR

A 5.ª edição do Festival Internacional de Música CONVIMUS vai decorrer de 17 a 23 de Julho em espaços emblemáticos do Porto e reunir mais de 100 músicos de 20 nacionalidades diferentes com um objectivo claro: valorizar a cultura e criar uma verdadeira comunidade mundial de artistas. Com um programa que vai dar à cidade mais de 30 horas de música, o CONVIMUS inclui concertos em diferentes locais icónicos do Porto; masterclasses de violino, música de câmara, viola, piano e violoncelo; um Concurso Internacional de Violino e de Música de Câmara e exposições. 

 

O ponto alto do CONVIMUS está agendado para dia 20 de Julho, pelas 21h00, no Rivoli, onde o músico portuense Tiago Nacarato se vai juntar à Orquestra Sinfónica AMASING, sob a direção do maestro Eliseu Silva, para um espetáculo improvável e arrojado que promete surpreender todos os espectadores. 

 

Já o encerramento, às 17h00 de 28 de Julho, vai encher de sonoridade a Igreja de São João da Foz com a Orquestra Sinfónica AMASING a anteceder a atribuição de prémios aos vencedores do Concurso de Violino CONVIMUS.  

 

Com a excepção do concerto de Tiago Nacarato com a Orquestra Sinfónica AMASING, cujos bilhetes podem ser adquiridos nas plataformas habituais, todos os concertos e restantes actividades são gratuitas e de entrada livre.

 

O Concurso Internacional de Violino e de Música de Câmara vai atribuir prémios no valor de mais de 4 mil euros e conta com a participação de músicos com menos de 25 anos e de várias nacionalidades. 

 

As masterclasses de violino, música de câmara, viola, piano e violoncelo serão leccionadas por renomados músicos nacionais e internacionais e carecem de inscrição no website convimus.com.

 

Em exposição, na Universidade Lusíada Porto, estarão as peças de Fernando Salvatore Lima, o único português fabricante de violinos em Cremona e reconhecido internacionalmente pela produção de instrumentos da mais alta qualidade com preços que podem alcançar os 60 mil euros.  

 

Este ano o Festival Internacional de Música CONVIMUS presta homenagem à ligação de Portugal com o Oriente e comemora efemérides como os 50 anos do 25 de Abril; os 25 anos da transição de Macau; os 45 anos das boas relações entre Portugal e a China e os 500 anos do nascimento de Camões.