Festival Internacional de Música continua a (en)cantar até ao final do mês
A Póvoa de Varzim é ponto central da melhor música nacional e além-fronteiras, com a realização do Festival Internacional de Música até ao dia 29 de Julho. No âmbito da sua vasta programação, os últimos dias foram de espectáculos de reconhecida qualidade, no Cineteatro Garrett, na Igreja Matriz e na Igreja Românica de Rates.
A renomada Rachel Felton, em estreia em Portugal, soou, no Cineteatro Garrett, a “Viagem de Inverno” de Schubert – obra esculpida pela artista no formato de auto-acompanhamento, que propiciou um momento de piano inesquecível aos espectadores que preencheram a sala de espectáculos poveira, no passado dia 12 de Julho.
A 14 de Julho, a Igreja Matriz encheu-se para a estreia da Missa Syllabica de 4 Sacred Chants de Valentin Silvestrov, da autoria dos Vox Clamantis e Jaan-Eik Tulve. No dia seguinte, a igreja poveira acolheu a Orquestra de Câmara de Colónia, Christoph Poppen, Anja Lechner e Goran Stevanovich para mais uma grande noite cultural no concelho da Póvoa de Varzim.
O Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim, com 25 músicos portugueses com carreiras internacionais, e que ocupam lugares destacados nas maiores orquestras da Europa, marcou a sua estreia absoluta no Festival, no dia 16, na Igreja Matriz, com a apresentação de uma visão contemporânea e renovada de obras já conhecidas do público.
A finalizar a primeira série de espectáculos, o quarteto de flautas bisel dos Woodpeckers Quartet, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e Zoltán Fejérvárie (em estreia absoluta), encheram a Igreja Românica de Rates e o Cineteatro Garrett na passada quarta-feira, esta sexta-feira e no sábado, respectivamente.
O 45.º FIMPV decorre até 29 de Julho entre o Cineteatro Garrett, a Igreja Românica de S. Pedro de Rates e a Igreja Matriz, com manifestações paralelas na Biblioteca Diana-Bar, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e no Museu Municipal. Os bilhetes estão à venda na BOL (€5 por espectáculo ou €40 o passe-geral). Consulte o programa completo.