Festival literário mais bonito de Portugal começa na Sertã a 6 de Julho
É já daqui a um mês, no dia 6 de Julho, que tem início a 11.ª edição da Maratona de Leitura, o festival literário mais bonito de Portugal. O programa oficial deste evento foi disponibilizado e inclui mais de 80 actividades a terem lugar por todo o concelho da Sertã até ao dia 8 de Julho.
“Este é um festival literário diferente do habitual e com uma ligação muito íntima ao território”, explica o presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, referindo ainda que: “Participar na Maratona de Leitura é desfrutar de uma experiência única que junta cultura, turismo, natureza, gastronomia e sustentabilidade”.
A matriz deste festival passa pela realização de muitas das actividades, como encontros com escritores ou passeios literários, em aldeias afastadas da sede de concelho ou em locais inóspitos do município sertaginense. “É uma forma de democratizar o acesso à cultura para quem está na nossa região e mostrar a quem nos visita muitos dos locais turísticos que possuímos. Só na Maratona de Leitura é possível assistir, pela madrugada dentro, a um encontro literário junto a uma ponte milenar ou numa área de lazer totalmente isoladas”, ilustrou o autarca.
A palavra de ordem neste festival é descontracção. A própria postura dos convidados segue essa linha, pois as conversas decorrem em ambientes que convidam ao escapismo e à evasão. Basta, por exemplo, lembrar que um dos pontos altos da edição deste ano (encontro com o escritor Mia Couto) acontece no interior da Igreja da Misericórdia da Sertã.
O programa é bastante ecléctico e convida à diversidade. Aliás, “temos actividades para toda a família e para várias faixas etárias. Acreditamos que uma família terá uma experiência única se visitar a Maratona de Leitura e a Sertã. Será um fim-de-semana único num destino turístico de enorme beleza recheado de muitos livros e cultura”, salientou Carlos Miranda.
A Maratona de Leitura proporciona ainda actividades muito especiais. A mais icónica é a sessão de leitura contínua ao longo de 24 horas, onde todos são convidados a subir a um palco e a ler em voz alta um excerto de uma obra à sua escolha. Mas há ainda sessões de leitura protagonizadas por contadores de histórias e destinadas aos trabalhadores dos estabelecimentos fabris do concelho. E depois existem as Festas na Aldeia, onde os mesmos contadores de histórias, acompanhados por alguns dos escritores convidados para a Maratona de Leitura, vão a 21 aldeias do concelho da Sertã e proporcionam um momento festivo às populações das localidades que estão longe do centro urbano da vila da Sertã.
“Não conheço nenhum festival no país que tenha este foco tão vincado na sua população e que, simultaneamente, consiga construir um programa de tão grande qualidade para todos aqueles que se deslocam à Sertã para participar nas muitas actividades agendadas”, constatou o edil Carlos Miranda.
Com início agendado para o dia 6 de Julho e término a 8 de Julho, a Maratona de Leitura conta com mais de 70 convidados, entre eles Mia Couto, Gonçalo M. Tavares, Ana Margarida Carvalho, Ana Galvão e o cão mais famoso de Portugal Bruno Aleixo (dupla João Moreira e Pedro Santo). O tema deste ano é o Imaginário.