É, ainda, um jovem maestro mas já internacionalmente premiado e, seguramente, um valor emergente entre seus pares no ecossistema cultural nacional. O famalicense José Eduardo Gomes é o director e um garante da qualidade da II Edição do JOF - Jovem Orquestra de Famalicão, iniciativa que decorre entre 31 de Agosto a 6 de Setembro, e que faz parte da programação da Casa das Artes, com concertos agendados para 4 de Setembro, às 21h30, e 6 de Setembro, às 17h00, ambos no Grande Auditório.
Recorde-se que o maestro José Eduardo Gomes, em Janeiro deste ano, venceu o primeiro prémio do European Union Conducting Competition, concurso internacional de direcção de orquestra que juntou cerca de 300 maestros e que se disputou em Sófia, na Bulgária. Neste mesmo concurso ganhou igualmente o troféu para “melhor interpretação Beethoven”.
Para os 67 lugares disponíveis, candidataram-se mais de uma centena de jovens instrumentistas, com formação pré-universitária ou residentes em Vila Nova de Famalicão. Este estágio de verão procura alavancar a qualidade dos jovens instrumentistas que têm neste território um dinâmico e sustentado ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música, composto pela ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, pelo CCM – Centro de Cultura Musical e pelo ArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão.
O estágio assume características que se enquadram perfeitamente na missão da Casa das Artes de Famalicão, não apenas no campo da criação artística mas na formação de públicos, sensibilizando a comunidade para a música clássica e erudita.
Para além dos concertos a 4 e 6 de Setembro, na Casa das Artes, é possível ver e ouvir a II Jovem Orquestra de Famalicão, no dia 5 de Setembro, às 18h00, no Parque da Devesa.