Festival Terras Sem Sombra
Com o apoio da Câmara Municipal de Vidigueira, o Festival Terras Sem Sombra marca presença na freguesia de Selmes, no próximo sábado, 28 de Outubro, pelas 21h30, na igreja paroquial de Santa Catarina, com o concerto pelo ensemble austríaco Trio Amatis: “Porventura a Eterna Juventude: Haydn, Tarrodi, Mendelssohn”, com um alinhamento que percorre três séculos de música europeia através de peças fundamentais de Haydn e Mendelssohn, além de uma brilhante incursão na contemporaneidade, com uma peça da sueca Andrea Tarrodi.
Este ensemble, fundado em 2004 em Amesterdão, nos Países Baixos, encontra-se actualmente sedeado em Salzburgo, Áustria, cidade de grandes pergaminhos artísticos, e é composto pela violinista alemã Lea Hausmann, o violoncelista britânico Samuel Shepherd e o pianista sino-neerlandês Mengjie Han. Energia, intuição, criatividade, expressividade e paixão são algumas das características que a crítica lhes reconhece e que o público aplaude com entusiasmo, vendo neles grandes figuras da cena musical dos nossos dias.
Com um currículo com actuações em 43 países e a conquista de prestigiadas competições e prémios internacionais, o ensemble foi considerado como New Generation Artists pela BBC Radio 3. Além de apresentações em muitos dos principais festivais do mundo – incluindo os BBC Proms, o Festival Verbier, Suíça e o Festival Internacional de Edimburgo –, o Trio é regularmente convidado para atuar com orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, BBC Wales e Frankfurt Museums Orchestra. O CD de estreia, com música de Enescu, Ravel e Britten, recebeu rasgados elogios da crítica e valeu-lhe inclusão na lista “Artists to Watch” da revista Gramophone. Desde 2015, o Trio tem trabalhado intensivamente com Wolfgang Redik (Vienna Piano Trio) e Rainer Schmidt (Hagen Quartet).
Durante o fim de semana, o património cultural e a biodiversidade complementam o programa musical, numa homenagem ao mundo rural.
No sábado, 28 de Outubro, pelas 15 horas, a actividade dedicada ao Património enfatiza um traço da devoção local que configura um notável património material e imaterial: “Tornar Visível o Invisível: Os Passos da Semana Santa de Selmes”.
Na manhã de domingo, 29 de Outubro, pelas 9h30, vai decorrer uma acção sobre a preservação dos ambientes naturais que convida a conhecer de perto um olival tradicional e a meter a “mão na massa” para varejar, apanhar e escolher azeitona segundo os métodos ancestrais e que se completa com a visita a um lagar.
Organização: Pedra Angular
Parceria: Município de Vidigueira, Embaixada da Áustria, mecenas das artes Elena Probst e Direção Regional de Cultura.
Programa Música
28 de Outubro | Selmes - Igreja Paroquial de Santa Catarina|21H30
TRIO AMATIS
Violino Lea Hausmann
Violoncelo Samuel Shepherd
Piano Mengjie Han
Porventura A Eterna Juventude: Haydn, Tarrodi, Mendelssohn
Programa Património Cultural
28 de Outubro | Selmes- vários locais | 15H00
Ponto de encontro: Igreja Paroquial de Selmes
Tornar Visível O Invisível: Os Passos Da Semana Santa De Selmes
Actividade orientada por José António Falcão (historiador de arte) e Rosa Trole (historiadora)
Programa Biodiversidade
29 de Outubro | Selmes - Quinta de Nossa Senhora das Neves |9H30
Ponto de encontro: Museu Municipal
Tudo À Mão, Como Manda A Tradição: A Colheita Artesanal Da Azeitona
Actividade orientada por José Fernando Palhete, Cláudia Raminhos (engenheiros agrónomos) e Joaquim José Galante de Carvalho (agricultor)