A iniciativa «Aurora», promovida pela Ritmo Acontece – Associação, viu ser aprovada a sua candidatura ao Programa Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social. Tem um custo total elegível de 199 mil euros, do qual cerca de 60 mil será cofinanciado, a título de investimento social, pelo Município de Vila Nova de Gaia.
Este projecto pretende actuar na transformação comportamental de cem crianças e jovens, de cinco freguesias do concelho, com idades compreendidas entre os oito e os dezoito anos, que se encontrem em situação de risco e sinalizados pelos meios de acção social de Gaia. Com uma metodologia inovadora e pioneira que assenta em várias oficinas que utilizam a fotografia, o vídeo, a música, o jornalismo, a arte, a cultura, as técnicas audiovisuais, a moda e a representação, pretende promover um conteúdo programático motivador, que fomente uma alteração vincada pela renúncia a comportamentos de risco, integração social e combate à discriminação.
Portugal apresenta um elevado número de crianças e jovens institucionalizados, sendo este, muitas vezes, o último garante da sua protecção e da promoção dos seus direitos, motivo pelo qual se pretende, com este projecto, actuar de forma prévia, reduzindo substancialmente este número.
Regular emoções e promover a auto-estima e o auto-controlo, proporcionando uma redução dos comportamentos agressivos, a par de um enriquecimento pessoal que promova a reinserção social e profissional, são os principais objectivos desta iniciativa. Contando com a participação de figuras públicas que farão parte da oferta modelar, assim como com uma equipa com grande experiência na área, o projecto «Aurora» propõe “utilizar os sonhos para superar e transformar comportamentos”.