Teatro Municipal de Portimão recebe seis concertos do 7º Festival Internacional de Piano do Algarve

Teatro Municipal de Portimão recebe seis concertos do 7º Festival Internacional de Piano do Algarve
Fotografia: D.R.

A partir de 2 de outubro, o Festival Internacional de Piano do Algarve está de regresso ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão para a sétima edição, que até abril do próximo ano voltará a reunir solistas e orquestras de renome em seis imperdíveis concertos.

Com apoio da Câmara Municipal de Portimão, Região de Turismo do Algarve e Antena 2, esta já habitual produção da associação cultural Arte do Sul arrancará, em Portimão, às 19h00 do próximo domingo, 2 de outubro, com o “Concerto para Piano a 4 Mãos”, a única peça do género escrita pelo maestro Armando Mota, diretor do Festival, que na ocasião dirigirá Mário Laginha, Pedro Burmester e a Orquestra Sinfónica do Algarve (SOA), num espetáculo dedicado a Bernardo Sassetti.

O programa inclui ainda a Abertura da “Carmen”, de Bizet, além de “Le boeuf sur le toit”, de Darius Milhaud, e “Capriccio espagnol, Op. 34”, de Rimsky-Korsakov.

O próximo concerto, agendado para as 19h00 de 12 de novembro, levará ao Grande Auditório do TEMPO o solista Rodrigo Teixeira, que interpretará obra se Beethoven (“Sonata nº30 em Mi Maior, Op.109”), Rachmaninoff (“Sonata nº2, Op.36”), Bartók (“Sonata para Piano, Sz.80”) e Liszt (“Sonata para Piano, Sz.80”).

Rodrigo Teixeira é um jovem pianista que estudou com nomes como Jill Lawson, Teresa Xavier, Helena Galante e Fausto Neves, entre outros, constando do seu currículo vários galardões em concursos nacionais e internacionais.

Após um interregno no mês de dezembro, o programa do festival será retomado em 28 de janeiro de 2023, com o pianista sérvio Zoran Imsirovic e a SOA, seguindo-se a 18 de fevereiro o solista Adriano Jordão, igualmente acompanhado pela SOA, e a 22 de março a solista portuguesa Marta Menezes.

O sexto e último concerto desta edição do Festival Internacional de Piano do Algarve terá lugar em 22 de abril e estará a cargo do solista espanhol Manuel Nicolas Margineanu.

Os bilhetes custam entre 12 e 20 euros e estão à venda online em https://tempo.bol.pt e na bilheteira do TEMPO, aberta de terça a sábado das 13h00 às 18h00 e em noites de espetáculo até ao respetivo início.