Gala 4 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada distingue 29 estabelecimentos de hotelaria e restauração
São 29 os novos aderentes à marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada nas diversas categorias dos ícones da marca – água, pão, vinho e leitão. A entrega das insígnias decorreu na Adega Rama, na Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que homenageou ainda, de forma póstuma, dois “históricos empresários”:
A atribuição das insígnias da marca “As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Água l Pão l Vinho l Leitão” foi o culminar de um rigoroso processo de seleção a que se submeteram restaurantes e cafetarias, produtores de vinho, padarias, assadores de leitão e o engarrafador da água mineral de Luso.
“É um enorme orgulho perceber que estamos – Município e agentes económicos – unidos neste projeto de salvaguarda e de preservação da genuinidade da nossa gastronomia. A marca nasceu há 15 anos, consolidou-se e cresceu, com a confiança e dedicação de restaurantes, padarias, assadores de leitão, produtores de vinhos e da Sociedade de Água de Luso que souberam respeitar o legado que receberam dos antepassados, inová-lo e valorizá-lo”, realçou Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, agradecendo “a todos os que trabalham, desde o início, dia após dia, para a valorização do projeto”.
A marca “Água | Pão | Vinho | Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada pela Câmara Municipal, em 2007, com o intuito de valorizar e promover os quatro ícones gastronómicos de referência do concelho. A marca pretende garantir ao consumidor a autenticidade, tradição e qualidade destes quatro produtos, distanciando-os de outros que não são mais do que meras reproduções. Ao deparar-se com estas insígnias, o consumidor tem a garantia que encontrará à sua mesa uma boa água, um bom vinho, o pão mais genuíno e o melhor leitão do país.
“O projeto começou alicerçado no leitão, ícone maior da nossa gastronomia, mas soube valorizar outros recursos e produtos, como a água, o pão e o vinho que, em conjunto, nos permitem posicionar a Mealhada como o mais importante destino gastronómico do país. Tudo isto é fruto dos recursos naturais que temos, da água ao terroir, que nos dá vinhos únicos, mas também da excelência perseguida, diariamente, pelos nossos empresários e profissionais, desde a confeção do pão da Mealhada à excelência do leitão, amplamente reconhecido no país e fora de portas”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
29 estabelecimentos distinguidos
Na categoria mais completa, aquela em que o estabelecimento fica avalizado a usar os quatro selos da marca – água, pão, vinho e leitão – foram distinguidos 11 restaurantes e um hipermercado, que irão ostentar as insígnias da marca e garantem ao consumidor padrões de qualidade nos quatro produtos. No que se refere ao leitão, foi premiado o assador “Leirão 100% Bairrada”.
No setor do pão, são quatro as padarias distinguidas e que garantem o pão mais genuíno da Mealhada, de quatro bicos e cozido em forno a lenha.
Na água, está a Sociedade Central de Cervejas, comercializadora da Água de Luso, água mineral que nasce, a 28ºC de temperatura, no Luso a partir da água da chuva infiltrada na Serra do Bussaco, em rochas formadas, quase exclusivamente, por quartzo. Trata-se de uma água hipossalina, isto é, muito pouco mineralizada, vulgarmente designada como levíssima, "doce".
Os vinhos são outro elemento da marca que se quer à mesa da Mealhada. Oito produtores locais receberam as insígnias que reconhecem a qualidade e excelência dos vinhos, por natureza, encorpados, com predominância das castas consagradas ao longo dos anos – Baga, Touriga Nacional e Syrah e de Denominação de Origem Controlada Bairrada ou a indicação geográfica Beira Atlântico.
Foram ainda distinguidos cafetarias ou restaurantes que, não dispondo de todos os ícones da gastronomia, garantem a qualidade de um, dois ou três produtos.
Homenagem a empresários locais
Esta edição da Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que vai já na nona edição, além da entrega das insígnias da marca, contou com outro momento alto: a homenagem, póstuma, a dois empresários locais: Messias Baptista, fundador das Caves Messias, e Álvaro Pedro, fundador do restaurante Pedro dos Leitões.
A ambos foi atribuído o Prémio Grande Mérito Empresarial pelo relevante impulso na dinâmica
empresarial no Concelho da Mealhada.
Álvaro Pedro (1903 – 1987) abriu o primeiro estabelecimento em 1941, onde vendia sandes de leitão a quem passava na EN1. Em 1949 inaugura o restaurante Pedro dos Leitões.
Messias Ferreira Baptista (1891 – 1974) inicia atividade como comerciante – unipessoal Messias Baptista – em 1926. Cresceu, nomeadamente a nível de exportações, e, em 1953, constituiu a empresa Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, mantendo-se na administração até 1973.
Lista de novos membros da marca
“As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Água l Pão l Vinho l Leitão”
Água l Pão l Vinho l Leitão
Churrasqueira Rocha
Restaurante Licínio
Restaurante "O Castiço"
Restaurante Típico da Bairrada
Sociedade Hoteleira Pedro dos Leitões
Meta dos Leitões
Burguezia do Leitão
Paulo Rama Eventos
Restaurante Couceiro dos Leitões
Nelson FT Simões dos Leitões
Restaurante Manuel Júlio
InterMealhada
Água
Sociedade Central de Cervejas & Bebidas – Água de Luso
Pão
Escola Profissional Vasconcellos Lebre
Padaria e Pastelaria Regional a Madrugadora
Padaria Manaia
Padaria Nossa Senhora das Candeias
Vinho
António Assunção Coelho Selas
Jorge Manuel Ferreira Rama
- Rama
Manuel Ferreira da Silva "Vinhais do Sabarrô”
Adega Casa de Sarmento
Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, SA – Caves MESSIAS
António José Carvalho "Da Mina"
Alberto Da Cruz Branco - "Pedra Lascada"
Leitão
Leitão 100% Bairrada
Água l Pão l Vinho
Taberna Belo
Água l Vinho l Leitão
Restaurante Grande Hotel de Luso
Água l Vinho
TÁS CA LARICA