Jesus o Filho no Teatro da Trindade
No dia 15 de setembro estreia, na Sala Estúdio do Teatro da Trindade, o espetáculo “Jesus o Filho”, o último texto da trilogia A Sagrada Família, de Elmano Sancho, sobre a incomunicabilidade, a descrença, a solidão, o desgaste e a reclusão.
A interpretação é de Joana Bárcia, Elmano Sancho, que assina também a encenação, e Vicente Wallenstein e pode ser visto até ao dia 30 de outubro, de quarta a domingo, sempre às 19h.
O espetáculo “Jesus, o Filho” retrata o transtorno “Hikikimori”; o isolamento, a exclusão social e a morte (in)voluntária. A vida é uma sucessão de perdas: dos sonhos, da coragem, da identidade, da liberdade.
O agressor da sociedade positivista contemporânea tornou-se invisível: Jesus foge e refugia-se em casa. Mas haverá um lugar seguro?
Este último texto da trilogia A Sagrada Família de Elmano Sancho (“José, o Pai”, “Maria, a Mãe” e “Jesus, o Filho”) é um “apokálypsis” (revelação, em grego), um auto da fé, uma imolação, um cerimonial poético-perverso sobre a despedida, o fim e a salvação. Jesus, o Filho, sacrifica-se na esperança de se (nos) salvar; o sacrifício materializa-se através da confissão e do abandono progressivo do discurso.
Datas de apresentação
15 de setembro a 30 de outubro de 2022 – Teatro da Trindade (Estreia e temporada)
4 de novembro de 2022 - Casa das Artes de Famalicão (circulação)
17 de novembro de 2022 - Teatro Municipal de Bragança (circulação)
25 de novembro de 2022 - Cine-Teatro Avenida/ Castelo Branco (circulação)
9 de dezembro de 2022 - Teatro Diogo Bernardes/ Ponte de Lima (circulação)
13 e 14 de janeiro de 2023 - Teatro Municipal Baltazar Dias/ Funchal (circulação)
4 de fevereiro de 2023 - Teatro Municipal da Guarda (circulação)
9 de fevereiro de 2023 - Teatro das Figuras/ Faro (circulação)