Torres Vedras com música antiga em espaços históricos
Desfrutar de música antiga em espaços históricos é a proposta do Festival de Música Antiga de Torres Vedras, o qual terá a sua terceira edição, entre os dias 15 de Maio e 12 de Junho.
Segundo o director artístico do festival, Daniel Oliveira, “este é, sem dúvida, um evento que traz energia positiva ao nosso quotidiano. Numa versão mais reduzida no que respeita ao número de concertos e actividades e respeitando todas as restrições e normas implementadas pela DGS, este festival sugere-nos, uma vez mais, uma autêntica viagem ao passado, numa deliciosa degustação de sonoridades, cores e texturas musicais, respeitando e revitalizando os espaços históricos onde se apresentam os concertos”.
Nesta terceira edição, o evento será composto por três concertos e duas actividades pedagógicas que irão criar um diálogo dinâmico entre o passado e o presente, dando a conhecer instrumentos tão distantes como a viola da gamba, o cravo ou a harpa ibérica.
Numa prática historicamente informada, todos os concertos serão comentados e contextualizados e será a música de prestigiados compositores do barroco e do renascimento como J.S. Bach, Telemann, Purcell, John Dowland ou Sebastián Durón, assim como a de vários compositores ibéricos, a fazer-se ecoar em alguns dos espaços históricos mais emblemáticos do concelho de Torres Vedras.
Respeitando a lotação permitida em cada espaço, será necessária a reserva de lugar e, uma vez que este é um festival idealizado para todos, os eventos serão, também, transmitidos online.