O Teatro Praga vai invadir Guimarães entre 6 e 9 de Maio com duas estreias – “MacBad” e “Info Maníaco” –, uma oficina com José Maria Vieira Mendes, a apresentação do work in progress do filme “SuperNatural” e uma conversa com André e. Teodósio, Cláudia Jardim, José Maria Vieira Mendes e Pedro Penim.
Depois da apresentação de “Romeu e Julieta” em Dezembro do ano passado, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Teatro Praga traz a Guimarães a estreia absoluta de “MacBad”, o terceiro projecto de uma série de espectáculos dedicados aos mais novos, inspirados pelas obras-primas do dramaturgo inglês William Shakespeare. “MacBad” terá sessões destinadas às escolas nos dias 6 e 7 de Maio e uma sessão dedicada a famílias no dia 8 de Maio, sábado, às 10h00, no CCVF.
O programa do Teatro Praga em Guimarães estende-se à Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) que irá acolher a estreia de “Info Maníaco”, a mais recente criação de André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes, com interpretação a cargo do primeiro. “Info Maníaco” é um one-man show em que o humano se repensa enquanto entidade figurativa. O espectáculo vai estar em cena na Black Box do CIAJG no dia 7 de Maio, às 19h30, e no dia 8 de Maio, às 11h00.
Na tarde de 7 de Maio, às 17h00, a presença do Teatro Praga no CIAJG serve de mote para uma conversa em torno do percurso e do trabalho da companhia que terá a participação dos seus elementos André e. Teodósio, Cláudia Jardim, José Maria Vieira Mendes e Pedro Penim, e moderação de Fátima Alçada, directora artística d’A Oficina.
Na manhã de sábado, 8 de Maio, entre as 10h00 e as 13h00, José Maria Vieira Mendes orientará uma oficina a partir de “Dicionário”, texto dramático de sua autoria, em que os participantes leem a peça em conjunto e discutem-na, aproveitando a conversa para pensar o modo como lemos literatura dramática e como nos relacionamos com as temáticas sugeridas pelo texto. “Dicionário” pretende reproduzir a experiência que não é só a de um jovem em crescimento, mas que perdura pela vida. Destinada a participantes entre os 13 e os 25 anos de idade, esta oficina tem um custo de 2,00 euros e está sujeita a inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do número 253 424 716.
O programa que o Teatro Praga preparou especialmente para Guimarães culmina com uma conversa e apresentação do work in progress de “SuperNatural”, um filme do próprio Teatro Praga e de Jorge Jácome com a Companhia 'Dançando com a Diferença'. “SuperNatural” é um filme performativo que fala e escuta, que interfere e procura quem está à sua frente. Marcada para as 10h00 de domingo, 9 de Maio, esta apresentação terá entrada gratuita, até ao limite da lotação da Black Box do CIAJG, e será seguida de uma conversa presencial em torno da mesma com André Teodósio, José Maria Vieira Mendes, Jorge Jácome (co-autor deste filme) e Henrique Amoedo (Direcção Artística da Dançando com a Diferença).
Os bilhetes para os espectáculos “MacBad” e “Info Maníaco” já se encontram à venda, podendo ser adquiridos nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pel’A Oficina – Centro Cultural Vila Flor, Casa da Memória de Guimarães, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Loja Oficina – ou online em www.aoficina.pt e oficina.bol.pt. Ambos os espectáculos são co-produzidos pel’A Oficina, que assim prossegue o investimento estratégico de apoio e incentivo à criação artística nacional.