Jorge Palma actua em Palmela em formato acústico
Jorge Palma sobe ao palco do Cineteatro S. João, em Palmela, no dia 25 de Abril, às 21h30, para um concerto com entrada gratuita.
No espectáculo, que integra as comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril, o compositor e intérprete vai apresentar-se ao público em formato acústico, acompanhado pelo filho, Vicente Palma (guitarra, piano e voz), e por Gabriel Gomes (ex-Madredeus e Sétima Legião) que, com a sonoridade do seu acordeão, cria ambientes verdadeiramente íntimos e especiais.
Exímio pianista, Jorge Palma começou a aprender a tocar este instrumento apenas com 6 anos. Terminou o Curso Superior de Piano em 1990 e, no ano seguinte, editou o emblemático álbum “Só”. Na mesma década, formou o “Palma's Gang” e integrou projectos como os “Rio Grande” ou os “Cabeças no Ar”.
A sua obra contém canções amplamente transversais, com temas como “Frágil”, “Deixa-me Rir”, “Dá-me Lume” ou “Encosta-te a mim”, que se tornaram hinos intemporais. Venceu o prémio José Afonso em 2002 e, em 2008 e 2012, foi o vencedor do Globo de Ouro na categoria de melhor intérprete individual. O seu álbum “Com Todo o Respeito” foi ainda galardoado pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio Pedro Osório.
O período mais recente da vida de Jorge Palma é marcado por um momento de grande actividade, com destaque para o projecto “Juntos”, em que partilhou o palco com Sérgio Godinho, e a celebração de discos históricos como “Bairro do Amor” e “Só”, tendo este último resultado na edição de “SÓ ao vivo”, em 2017.
Em 2020, celebrou “70 Voltas ao Sol” no Castelo de São Jorge, em Lisboa, num espectáculo com uma orquestra de câmara dirigida pelo Maestro Cesário Costa. Foi ainda agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Lisboa e com a Ordem do Infante Dom Henrique.
O 48.º aniversário do 25 de Abril é comemorado em Palmela com um programa recheado de música, exposições e encontros, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo do concelho.