Jovens debatem no Dia Internacional das Cidades Educadoras
A 30 de novembro comemora-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras, este ano sob o lema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”. Um debate com a participação de jovens irá marcar a agenda de S. João da Madeira.
Jovens das escolas de S. João da Madeira irão debater as questões da exclusão e inclusão social por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora, na próxima terça-feira, 30 de novembro. A efeméride, que este ano tem como temática “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, vai ser assinalada com a realização de um debate que resulta de uma parceria com a RTP Multimédia, através dos projectos #soquenao e #ENTR.
O debate terá como ponto de partida os testemunhos de quem sofreu na pele o preconceito, em vídeos que serão projectados nos Paços da Cultura e depois debatidos pelos jovens. “Preconceitos ou pré-conceitos raciais, religiosos, físicos, profissionais, médicos, morais ou espirituais. Cada protagonista pôr-nos-á cara-a-cara com os preconceitos que tem de ultrapassar todos os dias, com mais emoção ou melhor disposição”, informa a organização.
“Pretende-se que, nesta importante data de celebração do Dia Internacional das Cidades Educadoras, esta iniciativa possa fomentar, nos jovens, sentimentos anti preconceito e anti exclusão social, tão importantes em sociedades livres edemocráticas”, salienta a organização.