Mostra da Dieta Mediterrânica em Sevilha
No âmbito das celebrações do 10.º aniversário da Inscrição da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, cuja comunidade representativa é Tavira, decorreu, ontem, no Consulado de Portugal em Sevilha, a MOSTRA “DIETA MEDITERRÂNICA – Património Cultural Imaterial da Humanidade”.
Esta iniciativa, liderada pela CCDR Algarve, contou com a participação do Município de Tavira, da DRAP Algarve, DRC Algarve, Associação In Loco, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, UALG e RTA.
Durante a Mostra, teve lugar o seminário “Saúde na Dieta Mediterrânica”, o qual incluiu a apresentação de resultados de projectos neste âmbito, assim como da Rota da Dieta Mediterrânica pela Associação In Loco.
O momento integrou, ainda, uma mesa-redonda que visou enaltecer o contributo do Algarve para a Dieta Mediterrânica em diferentes abordagens, bem como a apresentação do programa cultural “Verão em Tavira” e da Feira Da Dieta Mediterrânica que realizar-se-á, entre 07 e 10 de Setembro. No decorrer das apresentações, a Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, lançou o convite para que a assistência conheça o concelho e usufrua do programa cultural que Tavira oferece de Julho a Setembro.
A Mostra contou com a actuação dos acordeonistas Sérgio Conceição e Silvino Campos que presentearam o público com diversos apontamentos musicais, onde não faltou o corridinho algarvio. Houve espaço, ainda, para uma demonstração gastronómica, provas de vinhos e de produtos da Dieta Mediterrânica, assim como artesãos a trabalhar ao vivo.