Do têxtil à arte na tradição japonesa - Workshops de Sashiko e Temari no Museu do Oriente
Tecidos, fios, linhas e os mais variados têxteis, quando trabalhados segundo determinadas técnicas, podem dar origem a verdadeiras obras de arte. É para partilhar as artes tradicionais japonesas do Sashiko e do Temari que o Museu do Oriente organiza duas oficinas nos dias 24 de Novembro e 11 de Dezembro.
Para vencer o frio dos Invernos, os antigos tecelões japoneses cosiam tecidos previamente sobrepostos. Mas os tempos mudaram e, rapidamente, aquilo que era uma necessidade deu origem a um gosto estético. É esta técnica de bordado, denominada sashiko, que o Museu do Oriente propõe ensinar durante uma oficina prática no dia 24 de Novembro.
Os múltiplos “moyozashi”, ou seja, padrões para sashiko, encontram inspiração em todo o lado. Para além de conhecer as origens do sashiko, os participantes têm a oportunidade de aprender a renovar as suas roupas recorrendo a esta técnica de bordado tradicional com ponto simples.
No dia 11 de Dezembro, é a arte do temari que assume protagonismo numa oficina que ensina a criar as tradicionais bolas de mão japonesas. Com uma história ancestral, as temari começaram por ser confeccionadas com um propósito muito especial: brincadeiras de crianças. Mas, ao longo dos tempos, assumiram outros fins e significados e, hoje, são uma oferta de considerável importância no Japão, prova de grande amizade ou de amor maternal. Neste workshop, dada a proximidade da quadra, desafia-se à criação de um original ornamento de Natal.