Município de Mangualde acolhe cerimónia de homenagem a Jorge Nogueira Lobo
O Município de Mangualde acolherá, no dia 27 de Maio, a cerimónia de homenagem a Jorge Nogueira Lobo de Alarcão e Silva, historiador, professor e arqueólogo português. A iniciativa, que decorrerá na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, terá início pelas 21horas e contará com a inauguração da exposição “Marcas de Romanização no Concelho de Mangualde”, que ficará disponível até 3 de Junho, com entrada livre. O evento terá continuidade com a apresentação de um filme/documentário, uma conferência com o mote “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana” tendo como orador Jorge de Alarcão, o momento de homenagem e, ainda, uma iniciativa de cariz musical.
O programa deste dia 27 de Maio inicia com a inauguração da exposição “Marcas de Romanização no Concelho de Mangualde”, pelas 21h. A mostra, que poderá ser visitada até 3 de Junho, contemplará peças de vestígios da romanização no concelho de Mangualde, e realiza-se com colaboração/cedência de espólio do Museu de Arqueologia de Viseu, Museu Grão Vasco, Sociedade Martins Sarmento de Guimarães, da Arqueohoje, da Associação Cultural Azurara da Beira e Arqueóloga Clara Portas. Estarão ainda patentes ao público peças da colecção de miniaturas da família José Barros de Viseu e de António Andrade de Nelas, alusivas à temática, bem como uma maquete da Citânia da Raposeira da autoria do Arquitecto Francisco Albuquerque.
Após a visita à exposição, já no auditório da Biblioteca Municipal, será apresentado um filme/documentário intitulado “Romanização em terra dos Araocelenses” da autoria de João Carlos Alves, Presidente da Universidade Sénior, e Grupo Peixoto, ao qual se seguirá a conferência “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana”, pelo ilustre Professor Doutor Jorge de Alarcão.