PortoCartoon apresenta Martin Luther King em Gondomar
Mais de uma de centena de caricaturas sobre o Nobel da Paz Martin Luther King estará em exposição na Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira, a partir desta sexta-feira, dia 4 de Fevereiro, com inauguração marcada para as 16.30 horas.
Trata-se do Prémio Especial de Caricatura do 23º PortoCartoon World Festival, que também contemplou a pianista Maria João Pires.
Organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, a mostra reúne trabalhos de caricaturistas de trinta e três países, entre os quais a Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egito, Estónia, Filipinas, Finlândia, Índia, Indonésia, Iraque, Líbano, Nova Zelândia e Portugal.
Mártir pelos direitos humanos, Luther King foi uma das primeiras figuras políticas dos EUA a expressar-se, de forma frontal, contra a discriminação racial. Inspirado em Mahatma Gandhi, defendia a luta pacífica, sem armas. Em 1964, recebeu o prémio Nobel da Paz, tornando-se, na altura, o mais jovem vencedor de tal galardão.
A situação actual do mundo, a frequente violação dos Direitos Humanos e a necessidade de transformação social para um mundo melhor e livre, para todas as raças - sobretudo as mais segregadas - dão pertinência a esta mostra do PortoCartoon. Destaque especial é dado aos desenhos premiados e às menções honrosas. O vencedor do 1º prémio foi Shankar Parmathy, da Índia. O 2º Prémio saiu do lápis de Pedro Silva e, entre as Menções Honrosas, há também uma do artista português, João Pedro Lima.
A exposição, comissariada pelo director do Museu, Luiz Humberto Marcos, integra-se numa parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Gondomar, e ficará patente até 18 de Abril.