Comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu

Comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu
Fotografia: D.R.

Os Claustros do Seminário Maior de Viseu servirão de cenário à realização de uma Ceia Medieval, iniciativa que integra as comemorações dos 900 anos da Carta de Foral de Viseu, e que permitirá encerrar, com chave de ouro, esta programação, a decorrer desde o passado mês de Maio. Um dia especial, no qual Viseu assinala os 632 anos do nascimento do Rei D. Duarte.

A iniciativa municipal está agendada para o próximo dia 31 de Outubro, a partir das 19H30, e conta, para além do menu gastronómico, com animação a rigor. A lotação é limitada, sendo por isso necessária a reserva prévia do lugar, até ao dia 27 de Outubro, para o email cultura@cmviseu.pt. A participação tem um custo de 40 euros por pessoa, sendo que as crianças, entre os 5 e os 12 anos, pagarão um valor de 20 euros.

“Estão todos convidados para participar nesta Ceia Medieval, momento nobre das comemorações do nosso Foral. Fechamos assim um ciclo de programação, evocando duas ilustres figuras, cuja vida e percurso marcaram, indelevelmente, a história e identidade de Viseu – Dona Teresa e Dom Duarte”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.

Recuando no tempo de Regina Tarasia, os participantes serão convidados a vivenciar toda uma experiência temática, cuidadosamente preparada. Será feita uma breve introdução histórica à ementa e aos hábitos alimentares da época, pela historiadora portuguesa, especialista em Estudos Medievais, Maria Helena Cruz Coelho, também ela Presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e Vice-presidente da Academia Portuguesa da História.

A iluminação, que recorre a velas, incidirá sobre um conjunto de mesas corridas, nas quais será servida esta ceia, em serviço de barro e madeira. O menu inclui Galinha Albardada e Vitela Assada, Enchidos e Queijos, Frutas e frutos secos, Vinhos Branco e Vermelho, Tigeladas de Leite, Pão de Ló e Marmelada, petiscos e sabores que prometem ajudar a reconfortar o estômago.

Tal “manjar real” será acompanhado por momentos de animação, nos quais se destacam figuras como o bobo e outras típicas da Corte, e um grupo de música medieval. Participará desta Ceia Medieval a Rainha Dona Teresa, figura central de todas estas comemorações. 

Esta é uma iniciativa que conta com o apoio do Seminário Maior de Viseu e a Escola Profissional Mariana Seixas.