“O Íntimo tem Voz” no Centro Municipal de Cultura

“O Íntimo tem Voz” no Centro Municipal de Cultura
Fotografia: D.R.

O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada vai acolher de 26 de Janeiro a 23 de Fevereiro de 2023 a exposição da artista Maria Mancebo Rodrigues, intitulada "O Íntimo tem Voz".

A inauguração desta mostra, constituída por 15 trabalhos (10 pinturas e 8 peças de cerâmica), está agendada para o dia 25 de Janeiro, às 18h30, na Sala do Forno deste espaço municipal.

Segundo a artista, “com esta mostra pretende-se demonstrar que nada é estanque, tudo depende do ponto de vista de cada um. Nada tem que ser mimeticamente copiado e cada um de nós vive e sente as cores e as formas à sua maneira”.

Nesta exposição, houve a “ambição de produzir elementos pouco convencionais que pudessem ser expostos em locais atípicos, que o visitante, apesar do comum condicionamento causado pela informação dos quadros, pudesse imaginar livremente as obras em qualquer lugar”, adianta a autora.

No fundo, “todo o reportório é composto por elementos naturais, que nos são familiares e pertencem ao nosso quotidiano. Contudo, são representados de forma extravagante ou até mesmo exagerada”, pode ainda se ler na sinopse sobre esta mostra.

Quanto à artista, ela desde cedo evidenciou o gosto pelo mundo das artes e iniciou a sua aventura nesta área com pintura em porcelana, costura e, mais tarde, com os bordados.

Maria Mancebo Rodrigues já lançou uma colecção de produtos, de autoria própria, alusivos aos Açores e, mais tarde, apresentou uma linha de bijuteria que mantém até à actualidade.

A autora ainda trabalha na área de arquitectura e design de interiores e recentemente, descobriu o gosto pela cerâmica, uma arte que tem a capacidade de ensinar que nada surge do dia para a noite.

Todo o percurso de Maria Mancebo Rodrigues mostra uma linguagem artística própria, porém sem um repertório idêntico, que pode ser experienciado na exposição "O Íntimo tem Voz".