O Mês do Idoso

O Mês do Idoso
Fotografia: D.R.

A Rede Social do Município de Celorico da Beira e o CLDS 4G Celorico Solidário promovem em outubro o Mês do Idoso, no âmbito das efemérides, Dia Internacional do Idosos (1) e o Dia Mundial da Terceira Idade (28), com atividades semanais dirigidas à população sénior deste território.

A iniciativa tem o propósito de homenagear a população sénior celoricense pelo seu prestimoso contributo para o desenvolvimento local, bem como, reconhecer e valorizar o seu papel no seio das famílias e na própria comunidade, transmitindo saberes, valores e conhecimentos às novas gerações.

Teatro, desporto, ação de sensibilização, encontro de gerações, animação e um lanche convívio são algumas das atividades que serão levadas a cabo nos dias 6 de outubro 12, 17 e 28 de outubro, no âmbito das comemorações do Mês do Idoso.

Com o intuito de fomentar o bem estar físico, mental e emocional dos seniores e aumentar a sua autoestima, de forma a sentirem-se amados e incluídos, é forçoso implementar nos municípios políticas sociais, que contemplem a prestação de cuidados de saúde e higiene, combatam o seu isolamento, promovam o convívio com a comunidade e incrementem a sua vida ativa.

Num território como o de Celorico da Beira, despovoado e envelhecido, a promoção de dinâmicas que envolvem os idosos como o Mês do Idoso, revestem-se de particular importância porque enfocam, valorizam e prestigiam o trabalho que realizaram no passado e, no presente, os seus saberes e memórias, para além de reconhecerem que a população sénior constitui um pilar fundamental nas estruturas familiares. Desta forma, não podem sentir-se inúteis, isolados e descartáveis, mas antes, amados, incluídos e fundamentais para a comunidade.