O novo mundo da IA
A inteligência artificial já é uma realidade em várias áreas do nosso quotidiano, pelo que a utilizamos quase de forma intuitiva, sem avaliarmos o seu real impacto e a forma como veio facilitar a nossa vida.
Porém, tendo em conta que é ainda uma tecnologia recente e que se baseia em grande medida na recolha e utilização abrangente dos dados dos utilizadores, é importante definirem-se regras para a sua utilização. Dessa forma, garantir-se-á a aplicação ética desta inovação tecnológica enquanto instrumento excecional para a otimização de processos e simplificação de tarefas. Vejamos, pois, algumas das áreas nas quais a IA tornou-se uma tecnologia de ponta fundamental.
A IA na medicina
Na área da prestação de cuidados de saúde, em que se procura utilizar sempre tecnologia inovadora, para obter melhores resultados, a IA é verdadeiramente prodigiosa, permitindo recolher e gerir dados dos doentes, para depois os analisar, de forma a chegar a diagnósticos precisos e eficazes, detetando problemas de forma precoce. Assim, a medicina poderá cada vez mais adotar uma abordagem preventiva. Nas salas de operações, a IA é também utilizada como um instrumento cirúrgico de maior precisão do que a maioria dos bisturis humanos, em operações verdadeiramente vitais.
A IA nos serviços e bens
Na área dos serviços públicos, são cada vez mais as plataformas que recorrem à IA e que permitem resolver questões burocráticas, sem a deslocação a uma repartição física. O objetivo é que no futuro este apoio online seja alargado a ainda mais áreas, através do recurso a chatbots, de forma a poder prestar todas as informações de forma simplificada aos cidadãos e resolver ainda mais questões burocráticas sem que estes tenham de se deslocar a serviços sobrelotados. Eficiência e comodidade são, assim, características da aplicação da IA nos serviços públicos.
A IA no Ecommerce
No ecommerce a utilização da IA é também já uma realidade bem comum. Ela permite que plataformas como Fnac, Amazon ou Temu reconheçam as nossas preferências e nos apresentem sugestões que vão ao encontro dos nossos gostos. Por outro lado, é graças também à IA que alguns destes sites também disponibilizam a funcionalidade do agendamento periódico de encomendas, facilitando as nossas compras. Finalmente, no sentido de agilizar o apoio ao cliente, a maioria destas plataformas já introduziram também os chatbots, poupando tempo de espera aos clientes quando têm dúvidas sobre os produtos.
A IA na produção artística
Em áreas criativas, a IA generativa é uma ferramenta extremamente útil, permitindo a criação de imagens totalmente novas e a edição de fotos pré-existentes com base em instruções dadas por texto pelo utilizador, em programas como Canva, Midjourney e Crayon, numa tecnologia semelhante ao ChatGPT. Por outro lado, tecnologias semelhantes são atualmente utilizadas para criar e editar textos, em programas como Writer, Notion IA ou Claude. Estas tecnologias não pretendem substituir-se aos autores, mas antes facilitar a criação e torná-la mais eficiente e rentável.
A IA na interpretação e tradução simultânea
Depois da difusão de programas como o Google Translate e de outros programas de tradução automática, alguns smartphones começaram igualmente a disponibilizar programas próprios de tradução simultânea, que usam a IA generativa e permitem que os utilizadores comuniquem em línguas totalmente desconhecidas, gerando conteúdos novos na língua de chegada pretendida. Assim, a IA assume-se igualmente como uma ferramenta útil na facilitação da comunicação.
A IA nas plataformas de streaming
As plataformas de entretenimento digital, como Netflix, Prime ou Spotify são atualmente o veículo mais utilizado para aceder a conteúdos audiovisuais. Neste contexto, é natural que estas plataformas incluam ferramentas de IA, para analisar o nosso histórico de utilização e, com base no mesmo, propor-nos conteúdos que vão ao encontro das nossas preferências, em filmes, música ou podcasts, por exemplo. Desta forma, a IA permite que as plataformas de streaming garantam experiências de utilização personalizadas e mais satisfatórias.
IA no Gaming
Dada a enorme popularidade do Gaming, é grande o investimento tecnológico no sentido de proporcionar melhores experiências de jogo. Assim, Microsoft e PlayStation também já utilizam soluções IA, de forma a disponibilizarem chatbots nas suas consolas. O objetivo passa não só por facilitar o apoio ao cliente, mas também por facultar aos jogadores ferramentas de criação de conteúdos. Estas funcionalidades permitem, por exemplo, programar personagens a partir das consolas, o que torna, sem dúvida, a experiência de jogo ainda mais interativa, personalizada e imersiva.
IA no iGaming
O iGaming surgiu como resposta da revolução digital para a procura por conteúdos de casino online, com o objetivo de facilitar o acesso aos mesmos. De acordo com este princípio, a indústria coloca permanentemente ao serviço dos utilizadores a tecnologia de ponta mais recente, com o objetivo de otimizar a experiência de utilização. Ora, tendo em conta os benefícios já demonstrados do recurso a chatbots no apoio ao cliente, as plataformas especializadas do setor também já os integraram, permitindo que os jogadores obtenham respostas de forma rápida e eficiente sobre vários aspetos da sua experiência de jogo. Por outro lado, a IA é igualmente usada por estas plataformas para analisar o histórico de utilização e apresentar jogos recomendados, com base nos jogados recentemente. Assim, garante-se personalização e adequação dos conteúdos propostos.
A IA permite tornar as máquinas ainda mais úteis e inteligentes na execução de tarefas, salvando vidas (no caso da medicina) ou, em todos os outros casos, facilitando-nos a vida e tornando-nos mais produtivos. No entretenimento, a IA permite personalizar experiências ou ser mais criativo. A tecnologia apresenta-se assim como um novo mundo repleto de benefícios. No entanto, urge criar meios que garantam que estas tecnologias têm apenas impactos positivos no nosso quotidiano.
Foto: © Matheus Bertelli