Origem do Universo inspira Noite Europeia dos Investigadores
Tudo começou com um Bang e é também assim que damos início à noite mais científica do ano. A 29 de Setembro, entre as 18.00 e as 00.00, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) volta ao Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e desafia-nos a fazer uma viagem imersiva e sensorial desde a origem do Universo até ao futuro.
Juntando cientistas e público em geral, vamos embarcar numa experiência digital com Fábio da Silva, autor do projeto de comunicação de ciência Universo Perpendicular, que recria a formação das galáxias e das estrelas. Seguimos viagem por uma linha temporal que vai dos primeiros organismos unicelulares aos mamíferos actuais, através de demonstrações que dão a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido em Portugal.Vamos ver como os materiais cintilantes e fibras óticas são utilizados nos detetores do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, para estudar as partículas fundamentais do Universo; observar ao microscópio pigmentos sensíveis à luz inspirados na natureza e conhecer polímeros inteligentes. Não faltarão também as sessões de speed-dating com cientistas que são os protagonistas desta noite.
Na Cozinha é um Laboratório arregaçamos as mangas para workshops que mostram a influência dos avanços científicos e tecnológicos na gastronomia. Será preciso um curso para estrelar um ovo? Ana Rodrigues e Alexandre Rodrigues, da Nova Medical School, vão mostrar como podemos preparar requintadas iguarias com o que se esconde na nossa dispensa.
Inserido na programação teremos o debate de encerramento do projecto “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes” que tem como missão valorizar as 12 Reservas da Biosfera em Portugal.
No final da Noite Europeia dos Investigadores o espaço exterior do Pavilhão do Conhecimento será invadido por gigantes marinhos, um espectáculo imperdível de marionetas do Observatório do Mar dos Açores.
Sobre a Noite Europeia dos Investigadores
Iniciativa promovida pela Comissão Europeia para aproximar investigadores e cidadãos. A edição deste ano da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) - European Researchers’ Night decorre em simultâneo em 26 países europeus promovendo a interacção directa entre os investigadores e a sociedade civil e a sensibilização para a importância da investigação científica.