Projecto sobre a Serra d’Arga distinguido no âmbito do prémio nacional de paisagem 2022

Projecto sobre a Serra d’Arga distinguido no âmbito do prémio nacional de paisagem 2022
Fotografia: D.R.

O Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, participou no dia 12 na cerimónia de atribuição do Prémio Nacional de Paisagem 2022 para receber uma Menção Especial relativa ao projeto que propôs a classificação da Serra d’Arga como Paisagem Protegida Regional. O projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora | A singularidade de uma paisagem entre o Minho e o Lima” foi o premiado, tendo o galardão sido entregue a Rui Lages pelo Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

A entrega da Menção Especial ao projeto desenvolvido, em parceria, pelos municípios de Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, ocorreu ao início da tarde, em Lisboa, no Ministério do Ambiente e da Ação Climática, tendo a homenagem ocorrido no âmbito da 5º Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem. 

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto premiado iniciaram-se em 2017 e contaram com o envolvimento de uma equipa multidisciplinar alargada, constituída por técnicos dos municípios e da CIM Alto Minho, equipa essa que contou com o apoio técnico e científico da empresa Território XXI, em matéria de ordenamento e paisagem, e da empesa Floradata, em matéria de biodiversidade.

A execução deste projeto permitiu identificar e fundamentar, do ponto de vista científico, a enorme riqueza dos valores em presença na Serra d’Arga. Permitiu, ainda, descobrir valores, identificar suscetibilidades e potencialidades que reforçam a necessidade de conservar e valorizar esta paisagem do ponto de vista da natureza e da biodiversidade, mas, também, do ponto de vista da sua dinamização socioeconómica. Para além da enorme diversidade de valores naturais (flora, fauna e geologia), os valores culturais, arquitetónicos e imateriais, que espelham os aspetos mais identitários e característicos das populações locais, adquirem uma importância fundamental, revelando uma paisagem culturalmente muito rica, com um potencial considerável.

Assim, este projeto que tem a ambição de ser uma referência em matéria de paisagem no país, para além de incluir o estudo aprofundado da paisagem da Serra d’Arga, incluiu também um conjunto propostas e medidas estruturantes para a gestão sustentável da paisagem a proteger.

Neste âmbito, destaca-se a proposta de classificação da Serra d’Arga como área protegida de âmbito to regional, cuja gestão ficará a cargo da Associação de Municípios da Serra d’Arga (entidade cuja formalização se encontra em curso).

Toda a informação do projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora” está disponível ao público desde abril de 2019, no site www.serradarga.pt