Pablo Rodríguez e Raquel Queirós superiores em Lousada

Pablo Rodríguez e Raquel Queirós superiores em Lousada
Fotografia: D.R.

Pablo Rodríguez (BH Coloma Team) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) ganharam, neste domingo, em Lousada, as corridas de elite da terceira prova da Taça de Portugal de XCO Credibom.

A corrida masculina de elite começou por ser uma luta a quatro, juntando na dianteira Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), Pablo Rodríguez, Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB).

A passagem das voltas deixou, todavia, marcas e a segunda metade da corrida transformou-se um duelo a dois, entre Marinheiro e Rodríguez. O espanhol destacou-se na penúltima volta e pedalou para uma vitória em solitário. Ricardo Marinheiro foi o segundo classificado, a 46 segundos. O terceiro foi Mário Costa, a 2m16s, o que lhe valeu conservar o primeiro posto na geral da Taça. João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor sub-23 em Lousada e está na frente da Taça nesta categoria.

A campeã nacional de elite voltou a demonstrar boa condição e impôs-se com autoridade. Raquel Queirós entrou nas duas últimas voltas apenas com três segundos de vantagem sobre a polca Matylda Szczecinska, sua colega de equipa. Mas a superioridade da portuguesa ficou patente na fase final da corrida. Raquel Queirós acelerou e terminou 28 segundos antes da sub-23 polaca. Ana Santos (X-Sauce Factory Team) foi a terceira, a 1m26s, mantendo o comando da Taça de Portugal em elite e em sub-23.

O Guilhabreu MTB dominou as corridas de juniores, com triunfo de Rafael Sousa nos masculinos e de Beatriz Guerra nas femininas. Os melhores cadetes foram Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

Entre os veteranos, a vitória foi conquistada pelos masters 30 Filipe Ramos (Guilhabreu MTB) e Lurdes Gonçalves (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), os masters 40 Marco Macedo (Korpo Activo/Penacova) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Adelino Cruz (BTT Loulé/Elevis).

Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/MonçãoBike) impôs-se entre os paraciclistas.

O Guilhabreu MTB ganhou por equipas.

A Taça de Portugal de XCO Credibom continua no Fundão, no dia 4 de Junho.