"Para o Gil" - Programa de três dias de homenagem a Gil Mendo
Gil Mendo (1946 – 2022), programador de dança no CCB e na Culturgest e professor na Escola Superior de Dança, deixou um legado de gestos de cuidados e de atenção junto de todas as pessoas com que com ele se cruzaram, com um impacto por vezes silencioso, mas muito eficaz na dança contemporânea em Portugal.
De 23 a 25 de Março, com entrada livre, a Culturgest apresenta um programa de homenagem e de reconhecimento destes gestos, concebido de forma colectiva pela comunidade da dança portuguesa e acolhido pela Culturgest - na altura em que é assinalado um ano da sua morte. Têm lugar uma maratona de mais de 60 performances ao longo de cerca de 12 horas, e quatro conversas em torno de temas que convocam as áreas nas quais Gil Mendo operou: a programação artística, a educação, a construção de políticas culturais e a internacionalização. Há ainda um arquivo com vídeos, fotografias e outros documentos que pode ser visitado e o lançamento de uma edição especial do jornal Coreia dedicado a esta figura fundamental da dança em Portugal.
Para o Gil são três dias dedicados ao bailarino, coreógrafo, professor, programador de dança através de conversas, arquivos e perfomances com a participação de várias entidades e artistas ligados à dança como Vera Mantero, João Fiadeiro, Madalena Victorino, Tânia Carvalho, Sónia Baptista, Sílvia Real, Né Barros, a dupla Ana Borralho e João Galante, entre outros.
Temas como a programação, educação, políticas no âmbito a dança e redes nacionais e internacionais serão exploradas, "áreas em que o Gil sempre esteve muito presente", como descreve Mark Deputter, administrador e director artístico das áreas de artes performativas da Culturgest.
.
PROGRAMA COMPLETO
CONVERSAS
23 MAR
QUI 16:00 – 18:30
CORPO - EDUCAÇÃO
Com: Ana Silva Marques, Baileia, Cristina Graça, Joana Von Mayer Trindade, Mariana Lemos, Sílvia Pinto Coelho e Sílvia Real.
Curadoria e Orientação: Ezequiel Santos, Sofia Neuparth e Teresa Prima.
Em Corpo – Educação, a premissa é facilitar um encontro experiencial, partindo da visão livre e fluída que Gil Mendo tinha sobre a educação. Começamos com uma sessão somática e expressiva que, a seguir, nos ligará a duas acções orientadas para debate: dar e receber. Dar, pensando nas comunidades humanas com as quais trabalhamos, e receber, lembrando as nossas necessidades e desafios enquanto artistas e cientistas. Ao longo de duas horas participaremos - através da escuta, do movimento, da palavra ou do desenho – na construção de um chão comum.
QUI 18:30 – 20:30
NETWORK E INTERNACIONALIZAÇÃO
Com: Cristina Grande, António Pinto Ribeiro, Ghislaine Boddigthon, Miguel Honrado e Manuèle Debrinay-Rizos.
Moderação: Ezequiel Santos
Curadoria: Dora Carvalho e Ezequiel Santos
Gil Mendo une-nos neste encontro. É a forma como gizou a internacionalização da dança contemporânea portuguesa – através de redes formais e informais - que dá o mote para esta conversa. Estarão presentes algumas das pessoas que trabalharam e privaram com Gil Mendo em diferentes redes, instituições e eventos, nomeadamente no IETM, Klapstuk, Forum Dança, Skite, IPAE e Fundação Roberto Cimetta: Cristina Grande, António Pinto Ribeiro, Ghislaine Boddigthon, Miguel Honrado, Manuele Debrinay-Rizos e Ezequiel Santos, que faz também a mediação da conversa.
24 MAR 2023
SEX 16:00 - 18:00
PROGRAMAÇÃO
Com: André Lepécki, Francisco Frazão, José Laginha, Madalena Vitorino, Mónica Guerreiro.
Curadoria e moderação: Né Barros
De forma livre e cúmplice, quem participa neste painel parte da sua relação com Gil Mendo para dar o seu testemunho e partilhar as suas experiências e ideias sobre o ato de programar.
SEX 18:30 – 20:30
QUE POLÍTICAS PARA A DANÇA?
Com: Ana Marim, Catarina Vaz Pinto, Daniel Tércio, Marta Martins, Miguel Honrado e Nuno Costa Moura.
Curadoria e moderação: Paula Varanda
Nesta conversa, conhecemos o contributo e opinião deste painel na demanda das políticas para a dança e são debatidos tópicos estruturantes para o estado da arte. Na esteira de uma história de dinamismo e resiliência, e em memória de uma figura essencial para a dança, como podemos inspirar e defender a construção de um programa estratégico e duradouro de política para a dança?
23 - 25 MAR
QUI e SEX 14:00 – 22:00
SÁB 11:00 – 23:30
QUI 20:45
Ativando o Arquivo, com João Fiadeiro (visita integrada na sessão de abertura do arquivo)
SEX 20:45
Ativando o Arquivo, com Madelana Victorino
Na sala onde Gil Mendo reunia artistas e público em conversas pós-espectáculo, durante os anos em que foi programador de dança da Culturgest, dedica-se-lhe um espaço de arquivo. Entre vídeos de entrevistas e apresentações públicas, registos de notação de movimento (da sua prática de ensino de coreologia), fotografias e outros documentos, este será sobretudo um espaço de activação de memórias e de partilha.
Juntamente com este dispositivo, o jornal Coreia dedica a sua edição #8 a Gil Mendo com a publicação de um caderno especial, o qual integra uma selecção de entrevistas e textos por ele produzidos entre 1984 e 2017 (caderno coeditado por João dos Santos Martins, Joclécio Azevedo, Maria José Fazenda e Pedro Pinto, com capa de João Penalva e design gráfico de Nuno Beijinho). Esta edição estará disponível gratuitamente no espaço do dispositivo.
Ativando o Arquivo consiste numa visita guiada ao espaço do arquivo e seus documentos através do olhar e das memórias de pessoas cujo percurso se cruzou intimamente com o de Gil Mendo. Será realizada em dois dias, no primeiro dia, com João Fiadeiro e, no segundo, com Madalena Victorino.
MARATONA DE PERFORMANCES
25 MAR 2023
SÁB 11:30–23:30
A comunidade de dança apresenta neste dia uma maratona de peças curtas em homenagem a Gil Mendo. O programa foi constituído através de open call e junta pequenas coreografias, fragmentos de espectáculos, intervenções musicais, spoken word, fragmentos de vídeo e performances.
O programa é dividido em quatro blocos.
11:30 – 13:30
My call, de Luiz Antunes e Cristina Ferreira Gomes / NÁUFRAGO, de Francesca Bertozzi / Caminho di Caminhanti, de Hélio Santos / Fragmentos de um Ponto, de Flic-Flac / O homem e a mala, de Pedro Carvalho / O risco da demora, de Susana Domingos Gaspar / Algumas pessoas precisam de um chão de feijão para ficarem em pé, de Coline Gras, Isadora Dantas e Thiago Righi / dança após-espetáculo, de Ana Rita Teodoro / Oráculo de Adivinhação para Gil, de Ana Rocha / Letting Nature take over us again, de Filipe Pereira e Teresa Silva / Trajectória, de Mário Afonso / palcos aleatórios_random stages {ou a urgência de (me)mover por aí},de ananeto / corpo de hoje - associação cultural / This Is Not A Magritte Performance, Édition #3, de In Limen / Multitudes de Forum Dança / PACAP 6, com Sofia Dias e Vítor Roriz / HAIKU, de Sónia Baptista / Dia-a-Dia, de Ana Jezabel e Ángela Diaz Quintela
14:00 – 16:30
Opening, de Cristiana Rocha / Excertos, de João Bento / Posfácio, de Mónica Guerreiro / Ar-qui-pé-la-go, de Kathrin Frank & Grupo Lab Coreográfico / Bendita Inocência, de Ainhoa Vidal / NA ONDA DA DISTÂNCIA, de Rafael Alvarez l BODYBUILDERS / Onírica, de Raquel Cabral Faria / CAPRICHO#4 - Mourning Dance (in memoriam Gil Mendo), de Sílvia Pinto Coelho / histoire(s) - extract & Débords – Extract, de Olga de Soto / Super-hábito, de Lourenço Leitão / HOMENAGEM, de Yael Karavan e Naomi Silman / Per.Soma, de Maria Bartilotti Matos / Um pequeno exercício de composição (excerto),de Vera Mantero / Paisagem, de Vitalina Sousa
17h00 - 19h00
NULLA CONCRETO,de Valeria Caboi e Manuel Pinheiro / Dear Gil, de Cosmin Manolescu e Gabriela Tudor Foundation / Nu Meio, de Filipa Francisco & Bruno Cochat / Um Momento de Silêncio, de Ana Borralho e João Galante / Extrato da peça - Neve de Né Barros / Memória do Anticorpo / Solo para o Gil, de Maria João Costa Espinho / "Agarra a minha mão e..." (excerto, dueto),de Companhia de Dança de Almada, Tiago Manquinho / Dança em vias de aparição, de Bruno Alexandre / Oráculo - uma leitura para este dia, de Sara Anjo e Teresa Silva, Le Rêve, de Sofia Valadas / Tabacaria, de Paulo Filipe Monteiro / Vestígio (excerto), de Joana Providência / um pedido, por favor dê-me um exemplar de deus ,de José Laginha e Marlene Vilhena / S/ título de Tânia Carvalho / "Saber recuar "( para o Osório Mateus ),de Ana Jotta, com João dos Santos Martins / INTERCESSOR IV, de Ana Santos e Carlos Zíngaro
20h00 - 23h30
Sonic Voyaging, de Sonic Voyaging / Danças atrás de uma flor, de Ana Rita Teodoro, Filipe Pereira, João dos Santos Martins e Teresa Silva / Studies, de Fausto Matias / .arrasto. , de Camila Soares e Thiago Righi / uma canção para o Gil, de Sílvia Real / MATTEO, de Carla Madeira e Pedro Lopes / Towards a degree zero of theatricality, de Pablo Alvez, Artinprocess / vestígios invisíveis: azul, de Helena Dawin / I am sitting in a room different from the one you are in now (excerto), de João Fiadeiro / Socorro ! Gloria ! 1991, de La Ribot / Prelúdio nº 5, de Joclécio Azevedo / Retrato, a partir de poema de poema de Luís Miguel Nava, de David Marques / (in) VISIBILITY, de Amélia Bentes / Interiors, de Filipa Pina / VÄRA (excerto), de Daniel Matos, CAMA a.c. / In the wake of the tongue, de Derman Gülmez Aydın / As últimas palavras do anjo diluidor, de Pedro Pinto
Outros projectos
Arroz Africano, de Raul Ribeiro / SENTADO A OBSERVAR (PERFORMANCE DURACIONAL), de Miguel Pereira