Selecção Nacional de Trail já tem 16 atletas seleccionados para o mundial da Tailândia em Fevereiro

Selecção Nacional de Trail já tem 16 atletas seleccionados para o mundial da Tailândia em Fevereiro
 
O seleccionador nacional e a direcção técnica da ATRP - Associação Portuguesa de Trail Running decidiram convocar sete atletas para completar o leque de 16 atletas da Selecção Nacional que vai disputar o Campeonato do Mundo da modalidade.
 
A decisão surge depois do anúncio, na última semana, do adiamento do World Mountain & Trail Running Championships, que estava previsto realizar-se de 11 a 14 Novembro de 2021, na Tailândia, e que deverá agora realizar-se, em princípio, em Fevereiro de 2022.
 
De acordo com o Regulamento de Competições e com vista à boa e atempada preparação para a competição, a Direcção Técnica da ATRP e o Seleccionador Nacional, por delegação da Federação Portuguesa de Atletismo, decidiram, assim, seleccionar Cristina Arreiol, Lucinda Sousa e Nádia Casteleiro, nas mulheres, e Bruno Silva, Luís Duarte, Miguel Ângelo e Romeu Gouveia, nos homens, para completar o grupo de trabalho da selecção nacional.
 
A selecção, independente e da exclusiva responsabilidade da direcção técnica e do seleccionador nacional, teve em conta os critérios de selecção já divulgados, em Abril, pela Associação Portuguesa de Trail Running e pela Federação Portuguesa de Atletismo, nomeadamente os resultados nos campeonatos nacionais de 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking ITRA, os quais foram ponderados tendo em conta as distâncias das provas do Campeonato do Mundo.
 
Estes atletas juntam-se aos campeões nacionais já seleccionados: André Rodrigues, Dário Moitoso, Hélio Fumo e Hugo Gonçalves, nos homens, e Inês João, Inês Marques, Mariana Machado, Marisa Vieira e Paula Barbosa, nas mulheres.
 
A Selecção Nacional de Trail Running contará com a presença de 16 atletas nas provas de trail running - 8 masculinos e 8 femininos – repartidos igualmente entre as duas provas, que terão cerca de 40 quilómetros e 80 quilómetros.
 
Os atletas seleccionados terão de subscrever os critérios de integração, onde se incluirá um período de restrição competitiva e estágios de preparação, que serão definidos após a confirmação da data efectiva da realização da prova.
 
O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.