Parceria com Casa da Música volta a trazer programa Holograma a S. João da Madeira
Está de regresso a S. João da Madeira o programa “Holograma”, desenvolvido pela Fundação Casa da Música para os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) e propondo a “momentos emotivos” que vinculem os públicos desses territórios “à música mais erudita, através do acesso a uma programação muito variada e especialmente concebida para o efeito”.
Dirigida ao público em geral, esta iniciativa possibilita “experiências musicais com raiz pedagógica e educativa”, indo, em especial, “ao encontro das pessoas que mais cuidados carecem” e reproduzindo “a vivência da Casa da Música em um ou mais espaços culturais de cada um dos Municípios”.
A Casa da Criatividade e os Paços da Cultura são os equipamentos culturais que voltam a receber atividades neste âmbito, agendadas para o período de 8 a 11 de dezembro, com entrada gratuita, mas sendo necessário levantamento prévio de bilhete. O público sanjoanense terá, assim, a oportunidade de aceder a “concertos e atividades educativas no âmbito de uma programação especialmente concebida para o Município, com a qualidade artística e os cuidados de produção que são próprios da Fundação Casa da Música”.
“Et Toi Michel” e “Stella”
O primeiro momento em S. João da Madeira acontece no “foyer” da Casa da Criatividade, a 8 de dezembro, às 21h30, inserindo-se no ciclo “Alternativa à 5inta”, com “Et toi Michel”, alter-ego de João Mota a solo, músico e compositor da banda "Um Corpo Estranho". “O projeto nasce de canções antigas que o artista recuperou, apresentando-as num formato inspirado no universo do teatro e das artes cénicas”, como se lê na sinopse do espetáculo.
“Stella” é a proposta musical que se segue no âmbito desta edição do “Holograma”, com subida ao palco da Casa da Criatividade a 9 de dezembro, pelas 19h00. Um espetáculo de Natal, que conta com participação comunitária, nomeadamente, de utentes da Cerci de S. João da Madeira.
“Ler”, solistas e “Bosque dos Sons”
No dia 10 de dezembro, às 10h30, os Paços da Cultura recebem a atividade “Ler”, dirigida ao público infantil e famílias, que tem por base “textos selecionados do programa da disciplina de língua portuguesa” e que “explora a relação entre a voz falada e a música”. Trata-se de um “diálogo para que são convocados instrumentos electrónicos e acústicos”, com um “itinerário” que “passa por vários momentos da História de Portugal”.
Nessa data e no mesmo local, sobem ao palco, pelas 21h30, solistas da Casa da Música, entre os quais elementos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. O alinhamento apresenta composições de várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias.
No último dia do programa “Holograma” em S. João da Madeira, a 11 de dezembro, a Casa da Criatividade acolhe o musical infantil “Bosque dos Sons”, com sessões às 10h00 e 11h30. O espetáculo decorre em torno de cinco criaturas que habitam esse bosque e que se preparam para celebrar a chegada da primavera. No entanto, inesperadamente, tudo mergulha no silêncio. O desafio será o de “devolver os sons à floresta”, e todos vão ser importantes para alcançar esse objetivo.