Pessoas de idade maior vão espalhar amor por Portimão ao longo de Outubro

Pessoas de idade maior vão espalhar amor por Portimão ao longo de Outubro
Fotografia: D.R.

Na sequência do Dia Internacional do Idoso, que se comemora este domingo, dia 1 de Outubro, o Município de Portimão volta a promover este ano o Mês Da Pessoa de Idade Maior, que será preenchido com um conjunto de propostas direccionadas aos seniores residentes no concelho, celebrando o processo de envelhecimento de forma positiva e natural.

 

Durante todo o mês de Outubro, nas três freguesias do concelho ficarão instalados em espaços emblemáticos “Corações de Amor”, da autoria dos utentes dos Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras, num convite à população para prestar uma homenagem às pessoas de idade maior, como forma de agradecer publicamente a sabedoria dos seus ensinamentos e conselhos e o trabalho desenvolvido em prol da comunidade.

 

Na zona ribeirinha de Alvor e no adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, as pessoas são convidadas a escrever uma dedicatória nas fitas existentes em cada instalação, o mesmo sucedendo na estrutura existente na Praça 1.º de Maio, composta por um coração e um sofá, forrados a crochet e entrelaçados em lã, que convida os transeuntes a tirar uma fotografia num cenário feito com amor,

 

No Mercado Municipal de Portimão a exposição “Mãos de Amor” estará patente até final do mês, numa mostra que reflecte a diversidade de actividades desenvolvidas por utentes dos Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras, que irão fazer trabalhos ao vivo às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h30.

 

Embaixadores no combate ao idadismo

Neste mês especial, várias pessoas com relevância na comunidade local foram convidadas a ser embaixadoras no combate ao idadismo, colaborando na campanha “A vida sem prazo de validade” e a deixar mensagens relativa ao processo de envelhecimento, que serão oportunamente divulgadas.

 

Esta é uma iniciativa do Município, associando-se à campanha de combate ao idadismo promovida pela Associação Cabelos Brancos e que se foca na discriminação etária e no preconceito contra a pessoa idosa, sendo fundamental reconhecer onde se manifesta e quais os seus contextos e impacto, no sentido de se promoverem estratégias de capacitação individual, social e institucional.

 

“Ser feliz na idade de ouro”

A programação do mês inclui a realização de dois workshops, o primeiro dos quais no dia 6 de Outubro sobre o tema “Ser feliz na idade de ouro”, que decorrerá no auditório do Museu de Portimão entre as 15h00 e as 17h00, com dinamização do Clube do Optimismo.

 

O público-alvo deste workshop são pessoas com 65 ou mais anos, convidadas a reflectir sobre o que é a felicidade e a descobrir ferramentas que lhes permitam sentir-se mais felizes e com mais energia, tendo por foco a importância de reencontrarem o lado positivo e optimista da vida.

 

O workshop é de participação gratuita, embora com inscrição obrigatória, que deve ser feita até 6 de Outubro para o email saude.cidadania@cm-portimao.pt

 

Utentes dos Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras terão nos dias 10 e 17 de Outubro, respectivamente, a oportunidade de participar no workshop “MBF Movement Beyond Fifty”, a ter lugar nas instalações do Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, onde aprenderão técnicas especificas para se protegerem de quedas.

 

Ruy de Carvalho partilha histórias de uma vida inspira

Inserido no espírito do Mês da Pessoa de Idade Maior, está marcado para a noite de 14 de Outubro no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão o espectáculo “Ruy, a história devida”, protagonizado pela figura máxima da dramaturgia nacional que é o consagrado actor Ruy de Carvalho, actualmente com a bonita idade de 97 anos.

 

Ao longo do espectáculo, que faz parte da programação dos Outonos de Teatro em Portimão, Ruy de Carvalho abrirá o coração e irá contar histórias inéditas da sua longa e inspiradora carreira, de amor, de humor e de emoções, desafiando o público a colocar questões para estimular uma conversa intimista entre amigos.

 

Os bilhetes para o espectáculo, produzido pela Yellow Star Company, custam 15 euros e podem ser adquiridos em https://tempo.bol.pt e nos locais habituais.

 

Propostas para todos os gostos

Como fazer pão com chouriço, uma tiborna ou biscoitos são o mote para se reviverem e partilharem os sabores tradicionais na Quinta Pedagógica de Portimão, com sessões marcadas para as quintas-feiras de 12, 19 e 26 de Outubro, respectivamente.

 

As iniciativas decorrerão entre as 10h00 e a 11h30 e destinam-se a pessoas com 65 ou mais anos, que se devem inscrever antecipadamente através do email saude.cidadania@cm-portimao.pt

 

A animação musical também marcará a agenda, com matinés agendadas para os dias 19 e 24 de Outubro, estimulando a confraternização entre as pessoas de idade maior.

 

No dia 19, a partir das 15h00, realiza-se uma matiné dançante nas instalações da Associação Cultural e Recreativa Alvorense 1.º de Dezembro, animada pelo artista Humberto Silva, enquanto no dia 24, à mesma hora, realizar-se-á no auditório do Museu de Portimão uma matiné musical, ao som de Gonçalo Rosa (guitarra portuguesa), Pedro Filipe (saxofone) e Diogo Barradas (piano).

 

Por fim, no dia 30 de Outubro a comunidade sénior do concelho vai ser convidada a observar as aves que têm como habitat natural a Ria de Alvor.

 

O ponto de encontro foi marcado para as 10h00 junto às piscinas do Complexo Desportivo de Alvor, devendo os interessados proceder antecipadamente à inscrição gratuita, através do email saude.cidadania@cm-portimao.pt

 

De recordar que o Município de Portimão pretende prestar a 20 de Outubro uma homenagem pública a todos os cidadãos centenários residentes no concelho, como tem sido habitual nos últimos anos.

 

Até ao dia 2 de Outubro, quem conhecer alguém com 100 ou mais anos a residir em Portimão ainda poderá contactar os serviços da autarquia, tanto pelo e-mail saude.cidadania@cm-portimao.pt, como através dos números 282 470 787, 282 470 731 e 969 757 882, com indicação do nome da pessoa centenária, sua data de nascimento e contacto telefónico.

 

Por um envelhecimento saudável

Este mês dedicado pelo Município de Portimão às pessoas de idade maior é consequência natural da importante intervenção autárquica nesta vertente social e de saúde, promovendo e apoiando diversos projectos que abrangem todos os aspectos associados à prevenção da saúde e do bem-estar da pessoa de idade maior.

 

Desempenham papel de relevo na estratégia municipal os Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão, o primeiro dos quais conta com 25 utentes por dia, enquanto o segundo tem uma média diária de 20 utentes.

 

Em ambos os espaços podem ser praticadas diversas actividades, nomeadamente, yoga, alfabetização, inclusão digital, caminhadas ou matinés dançantes, sendo ainda sinalizadas várias efemérides e festejados os aniversários dos seus utentes, bem como desenvolvidos projectos de cariz social e de literacia em saúde, envolvendo a comunidade e em parceira com entidades locais e regionais.

 

A nível de projectos em prol de um envelhecimento saudável, e para além dos Centros de Convívio Sénior, merecem destaque o Programa “Exercício e Saúde”, o GAPI - Grupo de Trabalho para a Promoção dos Direitos e Protecção das Pessoas Idosas e o Cartão Sénior, entre outras iniciativas.

 

No sentido de combater o isolamento e o sedentarismo, em nome da saúde e dos hábitos de vida saudáveis, foi implementado o Programa “Exercício e Saúde”, sob a perspectiva de tornar cada sénior um cidadão "+ativo, +saudável e +feliz”.

 

Reconhecido a nível nacional através do selo de qualidade atribuído aos programas dirigidos aos seniores, este projecto municipal dirige-se a todos os residentes no concelho com idade igual ou superior a 55 anos, que podem participar em classes de ginástica e karaté sénior, hidroginástica, marcha e/ou corrida, acções de educação para a saúde, jogos, actividades pontuais e datas comemorativas, tendo contado com cerca de 400 participantes na mais recente edição.

 

Quanto ao GAPI, é um órgão de interlocução junto da comunidade no encontro de soluções compartilhadas, tendo como finalidade a garantia do bem-estar, dignidade, segurança e qualidade de vida da pessoa idosa.

 

Desde 2013, o grupo acompanhou 216 pessoas de idade maior, que se encontram em situação de grande vulnerabilidade social, verificando-se na maioria dos casos uma resolução favorável. Neste momento, são acompanhadas 30 pessoas de idade maior, prioritariamente nas áreas da saúde e sustentabilidade económica.

 

Por sua vez, o Cartão Sénior é uma resposta do Município de Portimão em prol das pessoas de idade maior, sendo muito procurado pelos descontos que proporciona nos equipamentos desportivos municipais.