Ponta Delgada aposta em 5G para promover mobilidade inteligente e afirmar-se como Smart City

Ponta Delgada aposta em 5G para promover mobilidade inteligente e afirmar-se como Smart City
Fotografia: DR

O Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, manifestou a sua satisfação quanto ao facto de Ponta Delgada fazer parte da lista de Cidades NOS 5G e poder assumir-se como uma verdadeira Smart City nos Açores, destacando-se pelas soluções tecnológicas de mobilidade inteligente que disponibiliza a residentes e visitantes.

“Ponta Delgada tem dado passos firmes no sentido de se afirmar como uma cidade moderna, capaz de ombrear com as maiores cidades do país e do mundo, chamando a si os desafios da transição digital”, asseverou o autarca.

Pedro Nascimento Cabral falava numa conferência que foi promovida, esta quinta-feira, pela operadora NOS no Jardim José do Canto e incluiu uma apresentação da PDL Smart City que vem introduzir algumas das mais inovadoras soluções tecnológicas de gestão do Município.

“Hoje, podemos congratular-nos pela via verde que temos a percorrer com a NOS Açores naquela que é a implementação de uma tecnologia absolutamente imprescindível para Ponta Delgada”, acrescentou o autarca, considerando que a plataforma vai contribuir para “melhorar a qualidade de vida” dos munícipes.

“Nós queremos uma cidade ao serviço dos cidadãos e, como bem sabemos, a tecnologia é a base essencial para que isso suceda”, frisou Pedro Nascimento Cabral, lembrando, a propósito, os investimentos realizados pela autarquia no sentido de melhorar as condições de mobilidade suave no centro histórico e revitalizar o comércio local, ao abrigo dos Bairros Comerciais Digitais.

Recorde-se que o projecto "Bairro Comercial Digital PDL Centro Histórico" posicionou-se na 14ª posição nacional, sendo a candidatura mais bem classificada na Região Autónoma dos Açores.

O projecto, refira-se, vai beneficiar cerca de 400 empresas no centro histórico de Ponta Delgada, com a aplicação de medidas e reformas de modernização digital, num investimento superior a um milhão de euros.

Estacionamento inteligente, passadeiras mais seguras, monitorização e gestão de tráfego, a par do registo de ocorrências são, entretanto, algumas das soluções tecnológicas contempladas pelo sistema de integração de dados da NOS que vem dotar a plataforma PDL Smart City de novas ferramentas para servir os cidadãos que vivem, trabalham ou visitam o concelho.

Em breve, residentes e visitantes vão poder usufruir desta informação, em tempo real, usufruindo de um novo paradigma em termos de mobilidade no concelho.

Também a solução de passadeiras inteligentes recorrerá a vídeo analítica para evitar acidentes e aumentar a segurança rodoviária no concelho, tendo a capacidade de detectar peões na passadeiras e activar automaticamente um sistema de alerta aos condutores.

De momento, a PDL Smart City tem implementado o sistema de gestão inteligente de resíduos sólidos urbanos, quiosques informativos interactivos e PDL Wifi, contando com uma alargada cobertura no centro da cidade e principais zonas balneares do concelho.

Através da parceria com a NOS, será também possível, no futuro, recolher informação precisa e instantânea sobre consumos e fugas de água, reforçando a eficiência na gestão deste recurso valioso.

A plataforma PDL Smart City funciona com base num sistema de inovação tecnológica que agrega, analisa e disponibiliza dados relevantes, que são provenientes de várias fontes e origens e permitem uma visão de conjunto quanto à gestão inteligente da cidade.

Toda a gestão da cidade é monitorizada numa sala de comando e controlo operada por uma equipa da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

“A partir do momento em que uma cidade tem uma rede 5G, pode aproveitar todo o potencial de uma série de soluções inteligentes, como as já existentes em Ponta Delgada, que lhe permite recolher informação e analisá-la em tempo real, para optimizar processos e recursos”, afirmou o Administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes.

Em termos materiais, o 5G garante uma cobertura mais ampla e eficiente, maiores transferências de dados, além de um número significativamente maior de conexões simultâneas, por comparação às anteriores redes móveis, o que permitirá expandir as soluções da PDL Smart City.