Portugal inicia Europeu com onze ciclistas e foco no desenvolvimento

Portugal inicia Europeu com onze ciclistas e foco no desenvolvimento
Fotografia: DR

A Selecção Nacional compete com onze ciclistas no Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, entre amanhã e domingo, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. A maioria dos convocados irá estrear-se em Europeu, tendo como meta o desenvolvimento. A luta por resultados mais imediatos será responsabilidade dos mais experientes.

“O nosso foco está bem estabelecido. Vimos para este Campeonato com uma equipa jovem, a maioria dos atletas em estreia num Europeu. A prioridade será, portanto, dar continuidade ao trabalho de formação e desenvolvimento dos jovens com vista ao futuro. Teremos indicações sobre aqueles que têm mais condições para fazer um percurso de alto rendimento no ciclismo de pista”, esclarece o seleccionador nacional, Gabriel Mendes.

Daniela Campos e Diogo Narciso, os dois portugueses medalhados na edição transacta da competição, também disputada em Anadia, fazem parte das escolhas do seleccionador. Será deles a responsabilidade de tentar resultados mais perto do topo da classificação, embora se apresentem em momentos distintos.

“Nos atletas com mais experiência vamos procurar manter um nível de desempenho no topo da classificação. É o caso do Diogo Narciso, que é o atleta mais experiente desta equipa. A Daniela Campos também tem experiência, mas ainda está no processo de recuperação de uma fractura na clavícula. Portanto, os objectivos dela passam por obter os pontos necessários para garantir a elegibilidade para os maiores eventos da UCI”, explica o seleccionador nacional.

A realização do evento em Portugal permite alargar o leque de convocados, embora a “malha” de escolha venha a ser apertada, com um grau maior de exigência. “Se tivéssemos este Campeonato da Europa noutro país seria muito complicado competirmos com onze atletas, porque seria um encargo muito pesado para o nosso orçamento. A corrida em Portugal abre mais oportunidades para um maior número de atletas. No entanto, ao longo do tempo, temos aumentado a exigência para inclusão dos corredores nos trabalhos da Selecção. A nossa abordagem é encontrar jovens que possam ser enquadrados num processo de alto rendimento. Para isso, é preciso aumentar o nível de exigência”, revela Gabriel Mendes.

Já nesta terça-feira, primeiro dia de competição, Portugal terá quatro corredores em pista corredores em pista, todos durante a sessão da tarde, que, de acordo com o programa provisório, irá desenrolar-se entre as 17h30 e as 20h42.