Exposição temporária “Na Fé de uma Comunidade – Vilar de Besteiros”
Realizada no âmbito dos 250 anos da construção da torre da Igreja de São João Batista de Vilar de Besteiros, esta exposição compreende peças pertencentes aos vários espaços de culto da paróquia, concretamente à Igreja Matriz, à Capela de Nossa Senhora das Necessidades e à Capela de Nossa Senhora do Rosário.
As obras selecionadas, na sua maioria, não se encontram ao culto, pelo que a sua exposição constitui uma oportunidade ímpar para dar a conhecer este importante património.
Apresentam-se peças de diferentes tipologias - escultura, ourivesaria, livros antigos - num arco cronológico do século XV ao século XX. Para além de serem representativas de diferentes períodos artísticos, técnicas e materiais, são expressivas da fé e da vivência religiosa da comunidade de Vilar de Besteiros ao longo dos séculos, que através da arte procurou compreender as propostas de Deus para a Humanidade. Neste âmbito, trata-se de uma exposição onde se articula a componente cultural com a vertente eclesial, a herança histórica e patrimonial associada à herança espiritual, numa comunhão essencial para a compreensão deste património por parte dos cristãos e dos não cristãos. A colocação de títulos evocativos dos vários conjuntos de peças facilita a compreensão da narrativa expositiva por parte do visitante.
A exposição, que desde 24 de junho esteve instalada na paróquia de Vilar de Besteiros, transitará agora para o Museu Terras de Besteiros em Tondela, alargando assim as possibilidades de ser apreciada pelo público em geral. A exposição resulta de uma colaboração entre a Paróquia de Vilar de Besteiros, o Departamento de Bens Culturais da Diocese de Viseu (BCDV) e o Museu Municipal de Tondela, pelo que a inauguração contará também com a presença do Senhor Padre Sérgio Pinho e da coordenadora dos BCDV, Dra. Fátima Eusébio.
A inauguração acontecerá no dia 18 de novembro, às 17h30, no Museu Terras de Besteiros, com entrada gratuita.