Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda 2023

Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda 2023
Fotografia: D.R.

Francisco de Sá de Miranda nasceu em Coimbra, possivelmente em 1487. Estudou Gramática, Retórica e Humanidades na Escola de Santa Cruz e frequentou depois a Universidade, ao tempo estabelecida em Lisboa, onde fez o curso de Leis, alcançando o grau de doutor em Direito. Nesta universidade foi professor considerado e frequentador da Corte até 1521, onde compôs cantigas, vilancetes e esparsas, ao gosto dos poetas do século XV. O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, impresso em 1516, publica treze poesias do Doutor Francisco de Sá de Miranda.

Entre 1521 e 1526 ou 1527, Sá de Miranda viaja pela Itália e lá conhece o ambiente literário do Renascimento, do qual absorve as linhas principais. Ao assimilar as ideias italianas do Renascimento, torna-se o pioneiro a utilizar as formas clássicas, iniciando o Renascimento em Portugal. Sá de Miranda é assim o introdutor no nosso país do verso decassílabo.

Foi casado com D.ª Briolanja de Azevedo, filha de Francisco Machado, 2.º Senhor das Terras de Entre Homem e Cávado (Amares) até ao ano da sua morte em 1558. Sá de Miranda e sua esposa D.ª Briolanja de Azevedo adquiriram uma propriedade em 1530, que, anexando terrenos, se veio a transformar na Quinta da Tapada, sita na freguesia de Fiscal em Amares, de cuja Casa Sá de Miranda foi 1.º Senhor até à sua morte. Encontra--se hoje sepultado na Igreja de Carrazedo – Amares.

No sentido de homenagear esta grande figura das letras, o Município de Amares lança a 3.ª Edição do Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda, na modalidade de poesia. Este prémio literário é atribuído bienalmente pela Câmara Municipal de Amares e visa incentivar a criatividade literária e o gosto pela criação na modalidade de poesia.

O prazo de candidaturas à 3.ª edição do Prémio Francisco de Sá de Miranda decorre até 23 de abril de 2023.

O Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda tem o valor pecuniário de 7.500 euros e contempla a modalidade de poesia da autoria de escritores de língua portuguesa.

Podem concorrer ao Prémio autores maiores de 18 anos, com obras editadas em livro e escritas em língua portuguesa, cuja primeira edição tenha ocorrido durante os anos de 2021 e 2022.

As obras a concurso poderão ser entregues pessoalmente na Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda ou enviadas via CTT, com registo e aviso de receção para o endereço: Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda, Largo D. Gualdim Pais, n.º 19, 4720-013 Amares.