Prémio Manuel António da Mota distingue Laboratório do Envelhecimento

Prémio Manuel António da Mota distingue Laboratório do Envelhecimento
Fotografia: D.R.

O Laboratório do Envelhecimento do Município de Ílhavo foi distinguido na 13.ª edição do Prémio Manuel António da Mota com uma Menção Honrosa, pelo trabalho inovador que tem desenvolvido no âmbito da investigação, conhecimento e criação do envelhecimento.

A cerimónia decorreu, dia 27, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Godinho.

Com a atribuição da Menção Honrosa, o Laboratório de Envelhecimento aufere de um prémio de 5 mil euros, cujo valor será aplicado integralmente no projeto, nomeadamente no apoio a novas parcerias e na integração das pessoas mais velhas em diversos projetos.

Para a Vereadora Mariana Ramos, este prémio “reconhece o trabalho desenvolvido e aumenta a notoriedade e responsabilidade do Laboratório do Envelhecimento a nível nacional e internacional”.

“Estamos comprometidos com o objetivo de o Laboratório do Envelhecimento, através das suas dimensões de investigação e de conhecimento, ser capaz de oferecer instrumentos reais e úteis às pessoas mais velhas, melhorando a sua qualidade de vida e a sua realização pessoal”.

 

Laboratório do Envelhecimento encerra tertúlias de 2022 com o tema "Sexualidade na Pessoa Mais Velha"

Falar de sexualidade envolvendo as pessoas mais velhas ainda é um tabu. Um tema pouco abordado, não só pelas pessoas mais velhas, como pelas famílias e a comunidade. 

Os estereótipos sociais, a falta de privacidade e a crença de que a viuvez encerra a vida sexual são algumas das barreiras à expressão do desejo sexual. Estarão os profissionais capacitados e devidamente informados para abordar a sexualidade nas pessoas mais velhas?

Esta e outras questões serão discutidas, no dia 30 novembro, pelas 19h, no Laboratório do Envelhecimento, com a mediação da psicóloga Laura Cónego.

Espera-se uma partilha entre os intervenientes e participantes, na última edição deste ano da iniciativa "Fala!", dinamizada pela Associação Nacional de Gerontólogos.

As inscrições, gratuitas, poderão ser efetuadas através do endereço de e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt.

 

Azulejo em destaque no Laboratório do Envelhecimento 

Nas últimas semanas, o Laboratório do Envelhecimento de Ílhavo dinamizou uma série de ações centradas na Azulejaria. 

As sessões de cromoterapia pretenderam conectar as emoções das pessoas mais velhas aos azulejos, através da aprendizagem de novas técnicas de produção artística em azulejo, com orientação artística de Acácio Moreira.  

No dia 21 de novembro, o Laboratório do Envelhecimento acolheu uma conversa dedicada ao "O Valor do Azulejo" com Milu Lima e Jorge Saraiva, da Oficina da Formiga, e o artesão Acácio Moreira, que partilharam as suas vivências com esta arte e os seus projetos carregados de memória. 

Na sexta-feira, dia 25, "Percursos de azulejaria", sob a orientação de Natty Veiga, levaram a comunidade sénior a percorrer as ruas e becos de Ílhavo e a fotografar os mais icónicos painéis de azulejos, que ornamentam em edifícios do Município de Ílhavo.  

Para o dia 16 dezembro, estão agendadas visitas "À Oficina da Formiga", na Coutada, Ílhavo, e à Escola de Artes e Ofícios de Ovar.  

Os anfitriões da "Oficina da Formiga" vão dar a conhecer as suas peças, réplicas dos formatos e motivos de louça utilitária, fabricada na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, provenientes de diversas unidades industriais nacionais que já encerraram.  

Seguir-se-á a visita a Ovar para um passeio pelas ruas e edifícios emblemáticos da cidade e visita à Escola de Artes e Ofícios de Ovar, que proporcionará uma experiência de pintura de azulejo. 

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia 234 329 636 ou pelo endereço de e-mail maioridade@cm-ilhavo.pt.