Quatro sábados em cheio nos Jogos do Rio 2023: são todos vencedores!

Quatro sábados em cheio nos Jogos do Rio 2023: são todos vencedores!
Fotografia: DR

Com todos os atletas, voluntários, organização, patrocinadores, entidades públicas e os milhares de cidadãos a serem os grandes vencedores da 23ª edição dos Joracarsil, foi com os sentimentos de união e partilha de enorme felicidade que terminaram, no sábado, já com o por do sol à espreita, a iniciativa organizada desde 1999 pelos Amigos da Montanha. Sempre com os apoios institucionais imprescindíveis da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos, e de dezenas de patrocinadores, estes terão sido mesmo os Jogos do Rio mais participados de sempre.  

O Areal de Barcelinhos, no dia 8 de julho, voltou a ser palco de inúmeras actividades extra-competição, como as acções da Secção Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e a Equipa de Proteção Florestal/Núcleo de Proteção Ambiental do Comando da GNR de Braga; demonstrações de suporte básico de vida e rastreios de saúde pelos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Mas, também, aula de dança através da Academia João Capela, uma maratona de duas horas de spin bike pelo Máximo Gym, zumba com Luciana Silva e várias partidas de beach ténis protagonizadas por Pedro Maio, oito vezes campeão nacional e detentor de 36 títulos internacionais da modalidade, juntamente com três atletas profissionais. Além, claro, dos insufláveis que fizeram as delícias dos mais pequenos, durante as quatro tardes de sábado, as piscinas, experiências de canoagem, escaladas, pinturas faciais, workshops de olaria, muita música e o sempre presente apoio da Águas de Barcelos.   

Na parte competitiva, destaque para os tricampeões, Fórum Jovem, que voltaram a ser os mais fortes na categoria de masculinos. No lado feminino, as Laranjinhas não se ficaram atrás e quase faziam o pleno, ao vencer em quatro das cinco modalidades. Fantástico! Já em infantis, os grandes vencedores foram os pequenos atletas do Gil Vicente. 

Sendo os Amigos da Montanha uma entidade que ostenta a Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português da Juventude, através do Plano Nacional de Ética no Desporto, há já dois anos, houve, naturalmente, lugar para os Prémios Fair-Play, recebidos pelas equipas Geração 90’ (masculinos), O que tu quiseres (femininos) e Amigos da Montanha (infantis). Já o Menino do Rio, que destaca o atleta que melhor representou os valores dos Jogos, foi Hélder Serrão, da Crossfit Barcelos e Filipe Pereira, do Gil Vicente, em masculinos e infantis, respetivamente. E a Menina do Rio foi Daniela Barbosa, da equipa Joker.  

Por outro lado, a organização decidiu distinguir dois árbitros. Chila, curiosamente ele que foi o primeiro Menino do Rio dos Jogos, e Flávio Neiva. Mas, também, embora de forma informal, os aplausos recebidos por Eduardo Morais, ele que participa na iniciativa dos AM desde o primeiro ano, 1999, foram igualmente mais do que merecidos.  

No final dos Joacarsil Jogos do Rio 2023, Carla Figueiredo, do patrocinador oficial do evento, disse ter sido uma honra e um privilégio voltar a apoiar uma iniciativa dos Amigos da Montanha, porque permite continuar a oferecer uma dinâmica diferente ao Areal.  

O presidente da Junta de Freguesia de Barcelinhos, Rui Peixoto, lembrou todos os presentes que “os Amigos da Montanha são os embaixadores do deporto, lazer e fair-play”, sendo, actualmente, “uma referência a nível nacional”, enquanto Mariana Carvalho, vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, garantiu que o executivo municipal continuará a apoiar a actividade, esperando que no próximo ano já haja novidades no local, como a construção de parte da ecovia. Realce-se, ainda, que o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, fez questão de também marcar presença, ao visitar o areal de Barcelinhos ao longo do último dia.  

Já Lim, director dos Jogos do Rio, agradeceu a todas as equipas o espírito de desportivismo e fair-play, bem como às dezenas de voluntários que asseguraram o bom funcionamento do evento.  

É caso para citar Chico Buarque: “Foi bonita a festa, pá!”