Reconhecido autor Luís Ferreira apresenta o seu mais recente livro em Cerveira
“282 – O Último Caminho Será Sempre o Primeiro” vai ser apresentado, este sábado, 1de Julho, às 11h00, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira. Trata-se do mais recente livro de Luís Ferreira, o primeiro em literatura de viagens por relatar a viagem de bicicleta a Santiago de Compostela. Por vontade do autor, Vila Nova de Cerveira foi o concelho escolhido para acolher esta sessão pública a abranger todo o Alto Minho e Baixo Minho Galego.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira é uma honra ter a presença deste “conceituado autor e entusiasta do Caminho de Santiago, com uma história de vida fundida a uma singular vivência do Caminho de Santiago”. Rui Teixeira sublinha que “o executivo municipal está, desde a primeira hora, empenhado, em dar o devido contributo para potenciar o Caminho Português da Costa, e o facto de ter sido eleito para receber esta apresentação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido e uma motivação para o continuar”.
A dedicação de Luís Ferreira ao Caminho de Santiago já lhe valeu diversas homenagens na Galiza e em Portugal, onde é unanimemente conhecido como o maior autor nacional de ficção sobre este tema. Além dos seus trabalhos de investigação e divulgação sobre a temática, em 2020, aproveitando a pausa devido à pandemia Covid-19, Luís Ferreira decide frequentar três cursos de reconhecimento académico sobre o Caminho de Santiago e o fenómeno Jacobeu, realizados com a parceria Miriadax/Universidade de Santiago de Compostela.
Depois de ter percorrido os Caminhos de Santiago a pé por mais de 20 vezes, Luís Ferreira aceita o desafio lançado por um amigo e juntos rumam a Santiago, mas, desta feita, de bicicleta. O percurso escolhido é o Caminho Português da Costa, com início em Vila Nova de Gaia. Ao longo de uma semana conhecem inúmeras localidades, pessoas, monumentos, culturas, lendas e tradições e enfrentam as agruras e os cansaços do dia-a-dia.
Num registo muito pessoal e intimista, Luís Ferreira traz-nos um livro completamente diferente dos anteriores. Em “282 – O Último Caminho Será Sempre o Primeiro” encontra-se o peregrino que se esconde atrás do autor, convidando o leitor a viver as mesmas fortes emoções, sem filtros ou barreiras.
Luís Ferreira nasceu no Barreiro e vive actualmente em Alcochete. Iniciou a sua actividade literária em 2007, com a publicação de um livro de poesia por ano, até 2011. Em 2012, a sua carreira literária toma outro rumo ao descobrir e percorrer o Caminho de Santiago. Essa paixão reflecte-se no primeiro livro de prosa que publica, em 2013, “Entre o Silêncio das Pedras”, que já conheceu quatro edições, em 2014 o livro é editado no Brasil e em 2021 na Polónia. Depois deste romance, Luís Ferreira publicou “Diário de Xavier Lopes”, mais tarde em co-autoria “Olhares de um peregrino de Santiago” e, em 2016, “O Peregrino”, romance que chega à 3ª edição no presente ano.
Em 2018 publicou o seu primeiro thriller, intitulado “A Sombra da Verdade”. Em 2020 regressa à publicação de um romance puro sobre o Caminho de Santiago, cujo título é desde logo um convite à reflexão interior e surge o "Porque caminhas?". Após ter realizado mais de 20 caminhos a pé, decide em junho de 2022 realizar uma vez mais o Caminho da Costa e escreve o seu mais recente livro e primeiro em literatura de viagens “282 – o último caminho será sempre o primeiro”, lançado em Abril de 2023.