S. João da Madeira | Jornadas da Educação marcadas para 4 e 5 de Setembro

S. João da Madeira | Jornadas da Educação marcadas para 4 e 5 de Setembro
Foto: DR

As Jornadas da Educação 2024/2025 estão agendadas para os dias 4 e 5 de Setembro, na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira. Promovida pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, esta 15.ª edição decorre sob o lema “Educamos para o futuro”. 

 

Pretende-se colocar em debate a educação contemporânea, as suas complexidades e desafios para o século XXI. O evento visa, também, assinalar o início do novo ano lectivo através da interlocução entre investigadores e especialistas nas matérias em debate, docentes e demais profissionais da educação. As inscrições - gratuitas, mas limitadas à lotação da sala - estão abertas desde já, sendo efectuadas online, através de formulário acessível a partir do site da Câmara Municipal de S. João da Madeira (www.cm-sjm.pt), no separador Agenda.

 

“Horizontes do Futuro na Educação”, “Prevenir para não remediar”, “Viver a ansiedade na escola: da criança ao adulto” e “Factores que influenciam a aprendizagem” são os grandes painéis moderados pelos directores dos Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira e do Centro de Educação Integral, Ana Magda Jorge, Helena Resende, Ana Paula Azevedo e Joaquim Valente. As Jornadas da Educação vão incluir a tertúlia “A escola em permanente mudança – da multiculturalidade à diversidade de género”, moderada pela jornalista Mariana D’Orey.

 

Refira-se a presença, de entre os oradores, de Teodolinda Magro (Coordenadora do Plano Nacional de Promoção para o Sucesso Escolar), Fernando Elias (Conselho Nacional de Educação), Margarida Ferraz (vice-presidente da SFPPP - Seguindo em Frente Pela Promoção da Prevenção), Inês Homem de Melo (Psiquiatra), Pedro Cotta (Pedopsiquiatra), António Andrade (docente) e Miguel Castelo Branco (médico).

 

O programa do dia 4 de Setembro das jornadas da educação de S. João da Madeira inclui um painel temático no período da noite, especialmente dedicado a mães, pais e encarregados de educação.