Sabores e Tradições nas Festas da Praia
“Feiras de Gastronomia e do Artesanato dinamizam a economia local e reforçam centralidade atlântica da Cidade”, defende Vânia Ferreira
A Cidade da Praia da Vitória vive de 02 a 11 de agosto as suas maiores festas, onde sabores e tradições se encontram e elevam com qualidade e excelência a cultura praiense, dinamizando a economia local e reforçando a sua centralidade atlântica.
Uma ideia transmitida por Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, por altura da inauguração das Feiras de Gastronomia do Atlântico e do Artesanato, que decorreram, sexta-feira, dia 02, na tenda junto à marina da Cidade.
“É inegável o sucesso patente nas Feiras de Gastronomia e de Artesanato, um modelo já consolidado e de referência a nível nacional e internacional, um contributo inegável para a economia local e referenciado pela qualidade e excelência aqui e além-fronteiras. Todos os caminhos levam à Praia da Vitória, estamos no centro do atlântico e isso deve-se ao empenho, ao profissionalismo dos organizadores e, acima de tudo, à identidade cultural praiense, assente no saber acolher e receber”, explica a autarca.
“Assistimos a uma clara aposta na qualidade, na envolvência da comunidade e na valorização dos artesões e gastronómicos, demostrando, que ano após ano, estamos unidos em prol da nossa Praia, em prol da diversificação da oferta e no alcance do progresso assente na experiência e dedicação de todos os envolvidos”, acrescenta a responsável municipal.
Na ocasião, a edil praiense proferiu um agradecimento muito particular à Escola Profissional da Praia da Vitória, que há 11 anos consecutivos é a organizadora da feira, reforçando que “os princípios que regem esta instituição são motivo de orgulho para todos os praienses, patentes nesta instituição, nos seus técnicos, nos seus alunos, no seu diretor e que vão muito além deste certame”.
“Este não é de todo um trabalho fácil, mas sempre realizado com entrega por esta Cidade, por esta comunidade não só agora, mas ao longo de todo o ano. E isso é louvável, fundamental e transversal a estas Festas, que se pretendem sempre ricas em experiências, em partilhas de momentos e, fundamentalmente, na criação de memórias”, reforça.
O agradecimento foi extensível ao CADA - Centro de Artesanato e Design dos Açores, pelo trabalho desenvolvido, em prol da valorização dos artesãos locais e regionais, incentivando a arte criativa e as tradições.
Os patrocinadores são “legitimamente grandes impulsionadores destas Festas, a dinâmica patente nestes nove dias deve-se em muitoa todos os que confiaram em nós, apostaram em nós, na valorização dos talentos locais e num programa dinâmico e prontamente acompanhado pelas nossas feiras que hoje arrancam e abrilhantam esta Cidade”, refere.
Marcam presença nas Festas da Praia 2024 os restaurantes Carne Arouquesa (Arouca), Do Dia para a Noite (Madeira), o Académico (Bragança), a Taberna do Quinzena (Santarém), a Tasca Algarvia (Algarve), e o Sr. Alguidar (Terceira/Praia da Vitória), que é uma estreia neste certame.
Na zona das charcutarias, estarão presentes a Bísaro, a Marquês, o Alentejano, e a Charcutaria Serra da Estrela.
O espaço conta ainda com as pastelarias A Padaria do Largo, pela primeira vez, proveniente de Penacova, Amêndoa Doce e Queijadinhas D’Anita, com os Cafés Delta, a Meloa da Graciosa e os Gelados Quinta dos Açores.