Seminário sobre a saúde mental e a escola reúne especialistas nacionais em Portimão
No próximo dia 28 de Abril, o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai ser palco do seminário “A Saúde Mental e a Escola”, destinado a docentes, técnicos especializados e pais/encarregados de educação, com o objectivo de partilhar saberes e conhecimentos que podem ser facilitadores da operacionalização de práticas e estratégias promotoras do bem-estar para todos.
Fazem parte do painel de oradores especialistas nacionais em diversos temas relacionados com esta área tão importante para a comunidade educativa, como são os casos de Pedro Morgado, Gina Tomé, Carla Fernandes, Ana Vasconcelos e Nuno Lobo Antunes.
A sessão de abertura está marcada para as 9h30 e contará com a presenta da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, do delegado regional de Educação do Algarve, Alexandre Lima, e da directora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique, Isabel Rodrigues.
Seguir-se-á o primeiro painel, sob o mote “A Saúde Mental, Social e Educacional – Que impacto?”, no qual Carla Fernandes, vogal da Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses abordará o papel dos psicólogos/as na promoção da saúde mental nas escolas, enquanto Gina Tomé, professora adjunta do ISCE e psicóloga clínica e da saúde, com a especialidade avançada de psicoterapias e psicologia, falará sobre a promoção da saúde mental em contexto escolar e o papel da formação de professores, a que se seguirá a intervenção do neuro pediatra Nuno Lobo Antunes, que abordará o tema “Autismo e Sociedade”.
O segundo painel, marcado para as 14h00, vai debruçar-se sobre a saúde mental na comunidade educativa e inclui as intervenções de Pedro Morgado, professor associado de Psiquiatria e Comunicação Clínica na Escola de Medicina da Universidade do Minho, que focará a sua intervenção na saúde mental e gestão do stress na comunidade docente, antes de a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos falar sobre o tópico “Que Saúde mental? Reflexões de uma Pedopsiquiatra”.
O debate com os intervenientes no seminário está agendado para as 16h00 e encerrará os trabalhos, constituindo um momento privilegiado para a partilha de saberes e conhecimentos, no sentido de estimular a desejada operacionalização de práticas e estratégias promotoras de uma educação para todos.
O seminário, promovido pela Câmara Municipal de Portimão, inspira-se no conceito da OMS – Organização Mundial da Saúde de que nenhum sistema educativo é eficaz a menos que promova a saúde e bem-estar dos seus alunos, funcionários e comunidade.