Craig Sheppard interpreta Integral dos Nocturnos de Chopin
A Fundação Oriente assinala o seu 35.º aniversário com um concerto memorável. Sábado, 18 de Março, às 19.00 horas, o auditório do Museu do Oriente recebe o aclamado pianista norte-americano Craig Sheppard, para interpretar a Integral dos Nocturnos de Frédéric Chopin.
Um programa emblemático do repertório clássico para piano, cuja riqueza melódica e emotividade vão permitir a Craig Sheppard revelar a mestria de um veterano com mais de 50 anos de experiência nos mais conceituados palcos mundiais.
Concertista, professor de piano e director do departamento de piano na Escola de Música da Universidade de Washington e do Centro de Inovação Avançada do Conservatório da China, Craig Sheppard conta com um repertório a solo eclético, que compreende cerca de cinquenta programas de recitais e mais de sessenta concertos, incluindo as sonatas de Beethoven, as seis partitas de Bach ou os prelúdios e fugas de Shostakovich.
A estreia em Portugal de Craig Sheppard surge a convite da Fundação Oriente, para assinalar o seu 35.º aniversário. Para esta ocasião, o pianista seleccionou um programa surpreendente e raro na sua carreira, os 21 Nocturnos de Frédéric Chopin, obra que marcou a história da música ocidental e do piano, em particular, pela sua intensidade dramática e complexidade contrapontística.
Formado pelo Curtis Institute e pela Juilliard School, onde foi aluno de Eleanor Sokoloff e Sasha Gorodnitzki, o início da carreira de Sheppard fica marcado pela participação e distinção em diversas competições em que foi vencedor, como Busoni, Ciani e Rubinstein. Foi, no entanto, a medalha de prata no Concurso Internacional de Piano de Leeds, em 1972, que o fez conquistar reconhecimento internacional. Nas últimas duas décadas, tem-se apresentado com frequência em recitais e masterclasses no Japão, Coreia, China, Hong Kong e Singapura, a par da Austrália e Nova Zelândia.
A ilustre carreira de Craig Sheppard como concertista mas também o seu trabalho na formação de novas gerações de músicos estiveram na base do convite para protagonizar o recital comemorativo dos 35 anos da Fundação Oriente. Nesta data, a Fundação Oriente renova o compromisso com a sua missão, ancorada na continuidade e valorização das relações históricas entre Portugal e o Oriente, através da acção cultural, filantrópica, científica e pedagógica, num vasto território que vai de Lisboa a Dili.
Craig Sheppard
Recital de Piano
Comemoração do 35º Aniversário da Fundação Oriente
18 Março
Horário: 19.00
Auditório
Duração: 120', com intervalo
Preço: 15 € [descontos em vigor]
Público-alvo: M/6
PROGRAMA
I Parte
- Nocturno op. 9 No. 1 em si bemol menor. Larghetto
- Nocturno op. 9 No. 2 em Mi bemol maior. Andante
- Nocturno op. 9 No. 3 em Si maior. Allegretto
- Nocturno op. 15 No. 1 em Fá maior. Andante cantabile
- Nocturno op. 15 No. 2 em Fá sustenido maior. Larghetto
- Nocturno op. 15 No. 3 em sol menor. Lento
- Nocturno op. 27 No. 1 em dó sustenido menor. Larghetto
- Nocturno op. 27 No. 2 em Ré bemol maior. Lento sostenuto
- Nocturno op. 32 No. 1 em Si maior. Andante sostenuto
- Nocturno op. 32 No. 2 em Lá bemol maior. Lento
- Nocturno op. 37 No. 1 em sol menor. Andante sostenuto
- Nocturno op. 37 No. 2 em Sol maior. Andantino
II Parte
- Nocturno op. 48 No. 1 em dó menor. Lento
- Nocturno op. 48 No. 2 em fá sustenido menor. Andantino
- Nocturno op. 55 No. 1 em fá menor. Andante
- Nocturno op. 55 No. 2 em Mi bemol maior. Lento sostenuto
- Nocturno op. 62 No. 1 em Si maior. Andante
- Nocturno op. 62 No. 2 em Mi maior. Lento
- Nocturno em mi menor op. posth. 72 No. 1
- Nocturno em dó menor KK IVb, 8, op. post.