Sérgio Rezendes destaca a “ousadia”, da nova exposição de Emanuel Carreiro

Sérgio Rezendes destaca a “ousadia”, da nova exposição de Emanuel Carreiro
Fotografia: D.R.

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, exaltou na quarta-feira, dia 20, o trabalho de “elevado nível” e “ousadia” do artista Emanuel Carreiro, responsável pela nova exposição patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.

“Quero parabenizar o artista e os representados, por ser um privilégio receber no Centro Municipal de Cultura, uma exposição com a temática do retrato. Apesar da diferença geracional, acompanho de longa data o trabalho de Emanuel Carreio e é com muita satisfação que hoje apresento ao público, mais um dos seus trabalhos", afirma o autarca.

 

Intitulada de “Retratos”, a mostra reúne um conjunto de 20 pinturas que, entre outros, tem como protagonistas os quatro ex-presidentes do Governo Regional dos Açores: João Mota Amaral; Alberto Madruga da Costa; Carlos César e Vasco Cordeiro.

 

Durante a cerimónia de inauguração, Sérgio Rezendes, mostrou admiração pela maneira como o artista conseguiu executar a “complexa tarefa” de “transpor para a tela a fisionomia humana” numa “conjunção admirável de técnicas que envolvem a cor e o manuseamento de sombras”.

 

“Esta exposição, aos poucos, está a ser concebida desde 2015 e só isto revela o nível de empenho e paixão pela arte de Emanuel Carreiro. É de grande coragem trabalhar o retracto. Não é de técnica fácil e apenas os grandes artistas se atrevem a fazê-lo”.

 

Na ocasião, Emanuel Carreiro, aproveitou para agradecer a colaboração da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do Centro Municipal de Cultura.

“Não sei se muitas Câmaras no país dão este tipo de oportunidades a pequenos artistas de exporem os seus trabalhos e, portanto, abrir-nos as portas sem qualquer contrapartida é de louvar”.

A exposição é de entrada gratuita, podendo ser apreciada na Sala do Forno até 26 de Outubro.