Viajar até à Ásia Antiga no Museu do Oriente

Viajar até à Ásia Antiga no Museu do Oriente

A entrar em Outubro, o Museu do Oriente convida a descobrir as raízes da Ásia Antiga, através de um curso sobre a génese das civilizações desta região e de um workshop sobre sânscrito, a língua da Ásia Antiga.

Ao longo de quatro sessões [sábados, 2 a 30 Outubro], João Oliveira e Costa, historiador, escritor e professor, conduz o curso online “Berço das Civilizações Asiáticas”, que explora as cidades mais marcantes da história do continente asiático. Varanasi, Damasco, Goa ou Hong Kong, entre outras, viram nascer as artes e a cultura, sob a tutela de reis e imperadores famosos, auxiliados por sacerdotes, monges, escribas e generais. As primeiras grandes civilizações sedentárias desenvolveram-se no território asiático, à excepção do Egipto dos faraós. Tendo-se instalado em vales férteis, evoluíram naturalmente pelo engenho dos seus fundadores, mas articularam-se sempre com regiões mais ou menos distantes. Ao longo dos séculos, por toda a Ásia nasceram grandes cidades, que foram capitais de grandes nações e que se tornaram muitas vezes metrópoles que senhoreavam vastos impérios assentes nas encruzilhadas de rotas mercantis.

O workshop “Sânscrito no Mundo Actual” realiza-se no dia 2 de Outubro, sábado, e pretende dar a conhecer o sânscrito, língua nascida na Índia Antiga, e as suas principais manifestações na sociedade moderna. O orientador do workshop é Paulo Meira, professor de sânscrito e ayurveda na Faculdade de Letras da Universidade Lisboa. Nesta sessão espera-se abordar temas como as aldeias indianas que falam a língua no seu dia-a-dia, os dicionários online, os filmes, a música, a literatura, as conferências, as palavras portuguesas com origem no sânscrito e a língua aplicada ao yoga e ayurveda.

Ambas as actividades são realizadas em formato online, em directo através da plataforma Zoom. Os programas detalhados estão disponíveis em foriente.pt. Bilhetes à venda em bol.pt.