Vilar de Besteiros | Projecto "Comer Bem, Crescer Feliz"
Projecto “Comer Bem, Crescer Feliz” implementado em escola primária do concelho
A Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vilar de Besteiros está a participar no projecto “Comer Bem, Crescer Feliz”, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, que visa aumentar a literacia alimentar dos alunos das escolas primárias. O projecto piloto está a decorrer em 14 estabelecimentos de ensino dos 14 concelhos da região.
Em Tondela, o “Comer Bem, Crescer Feliz” está a ser implementado na turma do 3º e 4º anos de escolaridade da escola de Vilar de Besteiros, num total de 14 crianças.
O projecto foi para o terreno no concelho na manhã de 06 de Março, decorrendo até ao mês de Julho. A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e o vereador da Educação, João Carlos Figueiredo, participaram na sessão inaugural, nomeadamente na realização de um jogo que testa os conhecimentos das crianças na alimentação.
Parabenizando todos os envolvidos, dos alunos aos professores e técnicos envolvidos, a presidente da autarquia salientou aos mais novos a importância da adopção de bons hábitos alimentares, explicando que “se comermos bem somos pessoas mais felizes”.
A autarca desafiou as crianças a continuarem “a estudar muito e a comer bem”, nomeadamente produtos locais, dando como exemplo a laranja de besteiros, que é rica em vitamina C.
O “Comer Bem, Crescer Feliz” visa o desenvolvimento integral das crianças, nomeadamente na concretização dos seguintes objectivos: sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma alimentação equilibrada, saudável e sustentável; promover o conhecimento sobre produtos do território, os seus benefícios, os seus ciclos e as vantagens de consumirmos em proximidade; mudar práticas de alimentação, com consciência, envolvendo alunos, família e restante equipa pedagógica; e reduzir o desperdício alimentar.
O projecto tem por base um envolvimento em tríade “escola-família-território”. Todos os meses decorrerão actividades em prol da literacia alimentar nas escolas participantes.
As acções pedagógicas são acompanhadas por um guião pedagógico, e permitirão a exploração de um determinado alimento. Nesta primeira sessão a escolha recaiu sobre a maçã de Bravo de Esmolfe, uma maçã com Denominação de Origem Protegida, que tem a região Viseu Dão Lafões como principal território de produção.
Em paralelo a estas acções pedagógicas, o “Comer Bem, Crescer Feliz” prevê a realização de workshops de lanches saudáveis para pais e filhos, assim como workshops de confecção de um alimento por um chef, experiências sensoriais de alimentos e visitas de estudo a produtores locais.
As acções incluem ainda a distribuição de uma brochura informativa e sessões online sobre temáticas imperativas para uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável.