Viseu equipa-se a rigor para a Cidade Europeia do Desporto 2024
Campanha invadiu ruas viseenses e pretende demonstrar que a prática da actividade física é para todos, 24 horas por dia
“Vive o Desporto 24 horas por dia!”. É este o lema que o Município de Viseu pretende implementar em Viseu, durante o ano de 2024, mas também o desafio que é lançado a toda a comunidade, numa celebração conjunta do desporto e de Viseu.
Nesse sentido, foi criada uma imagem pensada para o concelho, com orgulho na nossa história e tradições, e com elementos bem distintivos da identidade viseense.
Inspirado no escudo do herói lusitano Viriato, a imagem maior de Viseu; num relógio analógico, identificando as 24 horas do dia; numa roda dentada, demonstrando o sentimento de movimento e trabalho; e ainda na bandeira da União Europeia, exaltando o sentido europeu desta iniciativa, nasceu o logótipo da Cidade Europeia do Desporto 2024. Um conceito centrado na importância de reconhecer os benefícios que a prática de actividade física apresenta, não se limitando a desporto de competição ou desportos de lazer tradicionais. É fundamental salientar que, para uma maior promoção do bem-estar e melhoria da qualidade de vida, cada movimento conta.
Foi de conceitos como a consistência, a devoção e a dedicação, que os nomes maiores do desporto em Viseu alcançaram metas históricas e imortalizaram os seus feitos. Iluminada pela grandeza destes viseenses, foi pensada uma imagem que demonstrasse que estes atletas de topo vivem o desporto 24 horas por dia, em diferentes contextos, e que um estilo de vida saudável pode ser adoptado por todos. Nasceu, também assim, a campanha de comunicação deste ano.
Numa representação de 13 modalidades, nomes como os nossos embaixadores António Silva, Mário Trindade, Joana Cardeal, Rita Figueiredo, Tiago Ferreira e Bárbara Gomes dão rosto a esta campanha, que alude ainda a diferentes espaços históricos para a cidade e para o desporto viseense, como a Sé de Viseu, a Cava de Viriato ou o Estádio do Fontelo. Viseu está vestida a rigor para um ano de celebração dos valores do desporto, com a campanha já visível em estruturas de mupis e outdoors pela cidade, bem como nos autocarros urbanos.
Todas as novidades podem ser acompanhadas nas redes sociais oficiais deste ano, nomeadamente no Facebook e Instagram.