Volta a Portugal do Futuro e decisões nas Taças marcam semana
O calendário de ciclismo desta semana ficará marcado pela 30.ª Volta a Portugal do Futuro / 3º Grande Prémio CMTV, que vai decorrer entre os dias 1 e 4 de Junho, mas também pelos momentos de decisão na Taça de Portugal de Downhill presented by Shimano e na Taça de Portugal de Juniores de Estrada, agendadas para o fim de semana.
A 30.ª Volta a Portugal do Futuro, prova reservada a atletas da categoria sub-23, arranca já esta quinta-feira, às 12h, com uma etapa de 142,4 quilómetros que liga Caldas da Rainha a Pombal e ficará marcada por um prémio montanha a 16,6 quilómetros da meta, tendo chegada prevista para as 15h49. No segundo dia, às 12h, os ciclistas arrancam de Figueiró dos Vinhos para a segunda etapa, com destino a Castelo Branco, num total de 140,7 quilómetros, estando a chegada prevista para as 15h45.
Para sábado, 3 de Junho, está reservada a etapa rainha. Também terá início às 12h, em Sernancelhe, e terminará em São Pedro do Sul, por volta das 15h46, num total de 127,5 quilómetros. A chegada com uma subida de mais de nove quilómetros e com um Prémio Montanha de primeira categoria na meta será o grande destaque da etapa. A Volta chega ao fim no domingo, 4 de Junho, com uma etapa em circuito de 136,9 quilómetros, entre Murtosa (Torreira) e Águeda, agendada para decorrer entre as 12h e as 15h34.
Ainda na Estrada, o próximo fim de semana será de decisões na Taça, com a realização da 3.ª e 4.ª Taças de Portugal de Juniores, as duas últimas provas. A terceira etapa será realizada no sábado, em Palmeira, no 20.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves. No trajecto de 97 quilómetros, com início agendado para as 14h28 e chegada prevista para as 17h03, destacam-se as subidas ao Bom Jesus e ao Alto do Sameiro, bem como o final em subida.
Para domingo está reservada a quarta e última prova da Taça de Portugal de Juniores de Estrada, no Grande Prémio de Penafiel. A prova de 93,9 quilómetros tem partida marcada para as 11h e chegada prevista para as 13h28, em frente à sede da ADRAP. Esta será a última prova da Taça de Portugal de Juniores, pelo que ditará o grande vencedor da competição.
No fim de semana também merece destaque a quarta prova da Taça de Portugal XCO Credibom, na 4.ª edição do XCO Fundão, uma prova cronometrada realizada num circuito fechado com cerca de 4,2km de comprimento. A prova vai abranger as categorias masculinas e femininas de Elite + Sub-23, Juniores, Cadetes e Masters 30, 40, 50 e 60 (esta última categoria apenas no masculino), bem como a categoria D de Paraciclismo. As provas estão agendadas para domingo, com a primeira a ter início às 9h00 e a última às 14h30.
No entanto, o grande destaque de BTT no próximo fim de semana será a 5.ª e última Taça de Portugal Downhill presented by Shimano, em Porto de Mós, Leiria, nos dias 3 (apenas treinos) e 4 de Junho. O percurso de 2,1 quilómetros conta com uma descida de 480 metros e um declive de 25%, tendo um tempo médio de 3m43s. A qualificação terá início às 11h e final às 14h30.
Os olhos estarão focados na categoria de Elite. No masculino, Gonçalo Bandeira, Jack Reading (Gravity School Racing by SR Suntour), Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira), Tomás Barreiros (Wildboyw |Riding Addiction|) e Dan Slack (Gravity School Racing by SR Suntour) são os cinco ciclistas ainda com possibilidades de vencer o troféu, com favoritismo para Gonçalo Bandeira e Jack Reading, actuais líderes destacados, com 557 e 554 pontos, respectivamente. No feminino, as irmãs Zoe e Kira Zamora (4rt) são as únicas ciclistas ainda na luta pelo título, sendo que Zoe parte como favorita, tendo 192 pontos de vantagem.